O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quinta-feira (11) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma perícia médica realizada pela Polícia Federal (PF). A medida deve ocorrer em até 15 dias, com o objetivo de verificar a necessidade de realização de cirurgia por parte do ex-presidente.

Ex-presidente Jair Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília
Bolsonaro passará por perícia médica para determinar necessidade de cirurgia. (Foto: Adriano Machado/Reuters)

A decisão de Moraes atende a uma solicitação da defesa de Bolsonaro, que alegou que o ex-presidente apresenta quadro de saúde que pode demandar procedimento cirúrgico. O exame será conduzido por médicos da PF e o laudo deverá ser apresentado ao STF dentro do prazo estabelecido.

A perícia médica em Bolsonaro foi determinada em meio a inquéritos em trâmite no Supremo, nos quais a defesa citou a saúde do ex-presidente como motivo para suspensão de eventuais atos processuais. Com a decisão, qualquer avaliação sobre a real necessidade de cirurgia será baseada no laudo oficial dos peritos.

O despacho de Alexandre de Moraes ressalta a necessidade de informações técnicas precisas para a tomada de decisões judiciais. A perícia médica servirá de base para decisões futuras do Supremo em relação a eventuais pedidos de adiamento ou ajustes no andamento dos processos que envolvem o ex-presidente.

Perícia médica de Bolsonaro será feita na própria PF

A Polícia Federal foi comunicada oficialmente da determinação e deverá nomear profissionais responsáveis pelo exame clínico. O resultado será encaminhado diretamente ao STF para apreciação do ministro relator.

O ex-presidente Jair Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da PF, em Brasília, desde o dia 22 de novembro. Ele foi condenado a 27 anos e três de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE