Para se candidatar a deputado estadual e federal é preciso ter no mínimo 21 anos, de acordo com a Constituição Federal.

Pelo menos 23 candidatos registrados para as eleições deste ano correm o risco de ser impugnados por causa da pouca idade. Eles têm 18 ou 19 anos, quando a idade mínima prevista na Constituição Federal para os cargos de deputado é de 21 anos.

Uma paranaense, apontada como a candidata mais nova das eleições no estado, faz parte da lista. Aos 19 anos, Jéssica Bomfim disputa uma vaga de deputada federal pelo PEN.

As informações estão disponíveis no sistema Divulgacand 2014, mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Até agora, não houve nenhum reclamação contra a candidatura de Jéssica no Tribunal Regional Eleitoral.

No Paraná foram registrados pedidos de impugnação a 26 candidaturas. Clique aqui e leia.

Outros três candidatos a deputado federal no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estão na mesma situação da paranaense. São eles: Aloyr Orsi (PSDC- RJ) e Bruna Felipe de Melo (PSDB-MG), ambos de19 anos, e Carlos Roberto de Almeida (PTB- SP), com 18 anos.

Para os cargos a deputado estadual, pelo menos 19 concorrentes em 11 estados têm entre 18 e 19 anos. Eles disputam vagas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Acre, Maranhão, Paraíba, Roraima, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O sistema da Justiça Eleitoral também registra algumas aberrações, como candidatos com apenas 8 anos de idade ou com mais de mil anos. Clique aqui e leia mais sobre isso.

Registros
Os dados dos candidatos disponíveis nos sistema Divulgacand 2014 ainda estão sob a análise da Justiça Eleitoral em todo o país. Os registros de candidaturas ainda não foram analisados pelos juízes eleitorais e o prazo legal para que isso ocorra é até o dia 5 de agosto.

Para os cargos de deputado estadual, federal, governador, vice-governador e senador, essas análises são feitas em cada um dos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados ou Distrito Federal. Já os registros dos concorrentes a presidente e vice-presidente são submetidos ao crivo do Tribunal Superior Eleitoral.

No sistema Divulgacand 2014, constam as informações que foram prestadas pelos candidatos ou partidos, em mídias (CD ou pendrive) entregues nos tribunais eleitorais junto com as documentações solicitadas para o registro. Pode ocorrer de que candidatos ou partidos tenham prestado informações incorretas nas mídias eletrônicas.

Os dados de cada um dos concorrentes (documentação escrita e informações eletrônicas) são  conferidos pela Justiça Eleitoral, que estabelece um prazo (geralmente 72 horas) para que sejam prestados esclarecimentos. As informações no sistema Divulgacand 2014 só são alteradas a pedido do candidato.

Ao todo, são 24.917 pedidos de registros de candidaturas registrados no país, sendo 1.191 nomes que desejam ser concorrentes. Deste total , 33,36% têm entre 40 e 45 anos de idade. A idade mínima exigida na Constituição Federal para os cargos de governador e vice-governador é de 30 anos. Para a presidência da República, vice-presidente e Senador é preciso ter no mínimo 35 anos.

Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.

Clique aqui para ler todo o conteúdo da cobertura eleitoral do RIC Mais.