Ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa foi preso em operação do Gaeco (Divulgação)

Gaeco diz que operação envolvendo ex-governador Beto Richa ocorre em sigilo de justiça e que documentos apreendidos serão analisados

O Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou uma operação batizada de Rádio Patrulha nesta terça-feira (11) que ocorre em segredo de justiça. O ex-governador do Paraná Beto Richa e a esposa dele, Fernanda Richa, foram presos em casa, em Curitiba. Além do casal, 10 pessoas foram presas e três estão com mandados em aberto – entre eles o empresário Joel Malucelli, que está na Itália.

O Gaeco cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em Curitiba, Londrina, Santo Antônio do Sudoeste e Nova Prata do Iguaçu. Entre os presos, está o irmão do ex-governador, Pepe Richa, e o ex-chefe de gabinete, Deonílson Roldo. Veja a lista completa abaixo. 

Beto Richa e Fernanda Richa realizaram exame de corpo de delito com peritos do IML que foram deslocados para a sede do Gaeco – prática comum antes de presos serem encaminhados para o presídio. 

Investigação do Gaeco contra Richa

“Estamos fazendo investigação, insisto, não se trata de uma acusação, por ora, uma investigação a respeito de um programa de governo que nos foram trazidas informações que havia direcionamento de licitação e pagamento a agentes públicos de propina para favorecer tal situação”, diz o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti. Ainda segundo Batisti, o processo ocorre em sigilo de justiça e, por isso, mais informações não serão fornecidas.

Operação em período eleitoral

“O Ministério Público não pode se dar ao luxo de aguardar determinados eventos. O período eleitoral, sabemos do seu significado e até das interferências que dele deriva, no entanto a investigação que o gaeco faz tem um ritmo e o que posso assegurar é que ela não é feita a fim de inibir, perseguir, dificultar candidaturas ou obter simpatia para outras posições”, comentou o coordenador.

Busca e apreensão

“O Gaeco deve fazer a análise dos elementos apreendidos nos 26 mandados de busca e apreensão e prosseguir com as investigações e investigados”, diz Leonir.

Mandados em aberto

André Felipe Bandeira
Joel Malucelli – empresário J.Malucelli
Edson Casagrande – ex-secretário de Assuntos Estratégicos

Presos

Aldair W. Petry
Celso Frare – empresário da Ouro Verde
Deonilson Roldo – ex-chefe de gabinete
Dirceu Pupo
Ezequias Moreira – ex-secretário de cerimonial de Beto Richa
Emerson Cavanhago – empresário
Fernanda Richa – esposa de Beto Richa e ex-secretária da Família
Luiz Abib Antoun – primo do de Richa
Pepe Richa – irmão de Richa e ex-secretário de Infraestrutura
Robinson Cavanhago – empresário
Túlio Bandeira (preso) – advogado