O Paraná tem nove candidatos (veja no quadro abaixo) que disputarão o governo do estado nas eleições deste ano. As oficializações das candidaturas foram finalizadas em convenções partidárias que se estenderam até o fim da noite desta segunda-feira (30), prazo final dado pela Justiça eleitoral.

Além de escolher o próximo governador, vice-governador e senador, mais de 7 milhões de paranaenses também irão votar para presidente da República, deputados estaduais e federais, nas eleições deste ano.

Para o Senado, o Paraná já tem seis candidatos definidos. São eles: Álvaro Dias(PSDB), Marcelo Almeida(PMDB), Luiz Romero Piva (PSol), Luiz Barbara(PTC), Mauri Viana(PRB), Evandro Castagna(PSTU).

A partir desta terça-feira, 1º de julho, e até domingo, 6 de julho, está proibida a propaganda eleitoral paga ou gratuita em rádio e televisão. Os programas de rádio e televisão dos candidatos começam a ser exibidos em rede nacional, a partir do dia 19 de agosto.

Os partidos têm até o próximo sábado, 5, para homologar as candidaturas e registrar os gastos previstos em campanha. O prazo é dado pela Lei Eleitoral (nº 9.504/97). Algumas legendas ainda deixaram suas atas de convenção em aberto para definir seus candidatos até a data final de homologação.

Governador Vice Coligação
 Beto Richa  Cida Borghetti PSDB, PROS, PP, PSB, DEM, PR, PSC, PTB, SDD, PMN, PSD, PT do B, PHS, PSDC, PSL, PEN, PPS
 Roberto Requião  Rosane Ferreira  PMDB, PV, PPL
 Gleisi Hoffmann  Indefinido  PT, PDT,PCdoB, PTN, PRB
 Túlio Bandeira  Ulisses Sabino  PTC
 Bernardo Pilotto  Maicon Palagano  PSOL
 Rodrigo Tomazini  Érika Andreassy  PSTU
Geonísio Marinho  Rodrigo Carlo Sottile  PRTB
Ogier Buchi Indefinido PRP
Silvana Souza Indefinido PCB

Veja a reportagem exibida no Programa Paraná no Ar.