O Paraná terá a partir desta quinta-feira (03) novos secretários estaduais de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Desenvolvimento Urbano. São três substituições que ocorrem, das oito anunciadas pelo governador Beto Richa na última segunda-feira (31). Os atuais secretários estão deixando as pastas em virtude da legislação eleitoral para concorrer às eleições em outubro.
Quem assume a Secretaria da Educação é o engenheiro mecânico Paulo Schmidt, em substituição ao vice-governador, Flávio Arns. A troca conta com solenidade de transmissão de cargo, às 11 horas da manhã, no Palácio Iguaçu. Schmidt já ocupou os cargos de diretor técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná, foi secretário da Educação de Curitiba, diretor-presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs) e secretário municipal de Recursos Humanos de Curitiba.
O novo secretário assume e já enfrentará no dia 23, a greve dos professores dos colégios estaduais. De acordo com ele, o objetivo é dar continuidade ao trabalho de Arns. “A melhoria da qualidade da educação e a valorização do magistério serão sempre prioridade”, disse Schmidt.
O vice-governador Flávio Arns afirmou que não é candidato à deputado estadual ou federal e que está deixando a pasta para ficar à disposição do governador, para uma futura composição de chapa ao governo estadual. Sobre a sua atuação, falou de avanços e dos desafios ao novo secretário. “O objetivo é principal e o da continuidade. Temos que consolidar o que já foi feito e há muito no que avançar”, diz.
Outras trocas
O diretor-geral da secretaria de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, assume a secretaria no lugar do deputado Ratinho Júnior. Também outro diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Jr. entra no lugar do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida.
Até sexta-feira (4) também será substituído o secretário de Esporte e Turismo, Evandro Rogério Roman pelo diretor geral da pasta Diego Gurgacz. O secretário especial de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, também será trocado. O nome de quem assume ainda segue sem definição. O titular da Casa Civil, deputado Reinhold Stephanes, também deixa o governo do Estado. A pasta terá fusão com a Secretaria de Governo e o novo secretário será Cezar Silvestri.
Na segunda-feira (31) o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, assumiu o diretor Horácio Monteschio, no lugar de Ricardo Barros. Na semana passada o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli transmitiu o cargo para Amin Hannouche.