Ficou para a última hora a escolha dos candidatos a vice-governador de dois dos principais partidos no Paraná: PT e PSDB. Nesta segunda-feira, 30, é o prazo final definido pela Justiça eleitoral para que os partidos concluam as suas convenções partidárias e oficializem candidatos e coligações para as próximas eleições, que ocorre em outubro.

A definição só saiu do lado do PMDB, com o candidato Roberto Requião, que escolheu a deputada federal Rosane Ferreira (PV) como candidata a vice-governadora de sua chapa. Rosane é presidente do PV no Paraná e abriu mão da candidatura ao governo, lançada na convenção do partido na última semana.

A coligação com o PMDB ocorre somente nas eleições majoritárias (governador e vice-governador), nas eleições proporcionais (senador, deputados estaduais e federais) o PV sairá com o nanico PPL. “Foi uma decisão muito pensada, não enfraquecemos nossa chapa e temos a perspectiva de ajudar o Requião”, diz.

O PSDB realizou convenção no domingo, 29, e oficializou a candidatura do atual governador Beto Richa. O evento contou com a presença do candidato tucano à presidência Aécio Neves. Também foi escolhido o nome de Álvaro Dias para o Senado. A vaga de vice ficou em aberto.

O deputado federal Ratinho Júnior (PSC), apontado como favorito para formar a chapa, recusou o convite. O nome de Flávio Arns, atual vice-governador, não está descartado. “Temos vários nomes que estamos consultando. Devemos formar uma coligação com 15 ou 16 partidos”, diz Richa.

O PT também deixou para a noite desta segunda-feira, 30, o anúncio dos nomes dos candidatos a vice e ao Senado na chapa encabeçada pela senadora Gleisi Hoffman, que também deve ser oficializada como candidata ao governo.  A Executiva do partido se reuniu durante este domingo, 29.

O presidente estadual da legenda Ênio Verri, diz que também estão sendo estudadas as propostas de coligações e a conjuntura atual no estado. Até o momento, o PT já confirmou os apoios de PDT, que pode indicar o vice; PRB, PCB do B, PEN e PTN. “A candidatura da senadora Gleisi Hoffmann vai mostrar um plano mais eficiente de governar o estado”, comenta.

O PPS também decide à noite, se sai ou não com a candidatura própria do deputado federal Rubens Bueno. As eleições para o Governo do Paraná já têm oito candidatos anunciados: Gleisi Hoffman (PT), Roberto Requião (PMDB), Beto Richa (PSDB), Rodrigo Tomazini (PSTU), Bernardo Pilotto (PSOL), Silvio Barros (PHS), Ogier Buchi (PRP) e Geonísio Marinho (PRTB).

Veja as reportagens sobre as convenções partidárias exibidas pelo Paraná no Ar.