Nesta quarta-feira (28), o deputado estadual Denian Couto (Podemos) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Paraná para barrar o uso de gênero neutro no Hino Nacional. A princípio, a proposta também se aplicaria para o hino do estado.

PEC para barrar gênero neutro no Hino Nacional é apresentada na Alep
A proibição seria aplicada em todo território paranaense (Foto: Divulgação/Valdir Amaral/Alep)

De acordo com o deputado, a proibição valeria para todas as solenidades e execuções que aconteçam dentro do território paranaense. “Temos que evitar que essa lacração atinja os nossos maiores símbolos”, justificou. “É preciso colocar limites a esse escárnio. Aqui no Paraná, isso não vai acontecer”.

A PEC foi proposta após um vídeo do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), cantando o Hino Nacional com gênero neutro viralizar. Durante o comício, o candidato entoou a versão do hino ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Conforme Denian Couto, os símbolos nacionais, estaduais e federais são instituídos por lei e devem ser respeitados. De acordo com o deputado, estes significam a luta e a história de toda nação.

“Vamos trabalhar para evitar toda e qualquer atitude que pretenda desvirtuar os nossos valores e nossos símbolos”, afirmou na Alep. “Isso não tem a ver com representatividade, como essa turma prega. Tem a ver com falta de respeito. Aqui no Paraná essa coisa não vai pegar”. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.