Os deputados estaduais do Paraná votaram por unanimidade o fim das Comissões Gerais na Assembleia Legislativa. Por 44 votos favoráveis e nenhum contrário, os parlamentares retiraram do regimento interno da casa o mecanismo que permitia que a apreciação de propostas urgentes fossem votadas em um único dia, sem que os projetos passassem pelas comissões específicas. Os projetos recebiam pareceres das  comissões no próprio plenário. Com a extinção da Comissão Geral,  todos os projetos deverão ser amplamente discutidos nas comissões e também com a sociedade, por meio de audiências públicas.

De acordo com o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, o objetivo agora é buscar alternativas para  votar  os  projetos urgentes sem precisar recorrer a medidas consideradas antidemocráticas.

Protestos

A decisão foi tomada após a polêmica invasão da Assembleia Legislativa no dia 10 de fevereiro, quando o governo do Paraná tentou aprovar diversos projetos de lei de austeridade dos servidores públicos, o chamado “pacotaço”, por meio de comissão geral.