O então advogado-geral da União, Jorge Messias, foi indicado pelo presidente Lula (PT) para se tornar o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele entra no lugar de Luís Roberto Barroso.

Jorge Messias
Jorge Messias deve se tornar ministro do STF (Foto: Instagram/jorgemessiasagu)

Lula comunicou Messias sobre a decisão através de uma reunião, nesta quinta-feira (20), no Palácio da Alvorada. Essa marca a terceira indicação do presidente no atual mandato, seguindo Flávio Dino, que tomou o lugar de Rosa Weber, e Cristiano Zanin, que substituiu Ricardo Lewandowski.

Tudo sobre Jorge Messias

Jorge Messias é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ser mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Messias é evangélico e frequenta a Igreja Batista Cristã de Brasília. Essa congregação é liderada por Sérgio Carazza, ex-secretário-executivo de Damares Alves (Republicanos-DF) no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

A carreira pública de Messias começou em 2007, quando foi nomeado procurador da Fazenda Nacional. Em 2011, após Dilma Rousseff ser eleita presidente da República, o advogado foi nomeado à Casa Civil, como subchefe para assuntos jurídicos.

Desde o governo de Dilma Rousseff (PT), Jorge Messias começou a atuar diretamente com político do PT. Em 2023, ele foi nomeado para ocupar o cargo na Advocacia Geral da União (AGU).

Entretanto, Messias realmente ganhou notoriedade em 2016, ao ser citado em uma ligação telefônica ente Lula e Dilma. Investigado pela Operação Lava-Jato, Lula estava grampeado pelo então juiz federal, e hoje senador, Sergio Moro (União-PR). Na conversa gravada, Dilma menciona menciona que mandaria “Bessias” com os documentos para que o atual presidente da República assinasse e pudesse ser nomeado ministro-chefe da Casa Civil, o que impediria o petista de ser preso.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.