Luiz Fernando Nascimento Ferreira, conhecido popularmente como Nando Bacalhau, cumprirá o resto de sua pena de 73 anos de prisão na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. A transferência aconteceu no último domingo (23).

Até então, o traficante estava detido no Presídio Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), no Rio de Janeiro. Um dos principais líderes do Comando Vermelho, ele é autoridade no complexo da favela do Chapadão, na zona norte do Rio.
Ao todo, ele possui 45 anotações de crimes diferentes. Confira por quais crimes Nando Bacalhau foi condenado:
- Tráfico de drogas
- Associação para o tráfico de drogas
- Homicídio qualificado
- Roubo majorado
- Associação criminosa
- Falsidade ideológica
- Constrangimento
- Porte, uso e venda de armas de fogo e munições
Nando Bacalhau foi detido em 2012, treze anos antes de sua transferência para o Paraná. Na época, ele foi detido em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
Por que Nando Bacalhau foi transferido para o Paraná?
O líder do Comando Vermelho é o 35° detento transferido para um presídio federal nos últimos dois anos. Além disso, outros nove criminosos devem ser transferidos em sequência.
De acordo com o governador Cláudio Castro (PL), essa é uma estratégia do Governo do Rio de Janeiro para lidar com o crime organizado.
“Já disse isso antes e vou repetir quantas vezes for preciso: o combate ao crime organizado não pode mais ser tratado como uma questão local”, afirmou. “Trata-se de um problema nacional, que exige atuação integrada da união com todos os estados”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!