De início, esse não é um artigo pensado para rankear no Google Brasil e no Google News. Mas foi com este e outros critérios de SEO (Search Engine Optimization) que elaboramos a estratégia de aquisição de usuários para o portal e batemos todos os recordes de audiência e qualificação de acessos no RIC Mais durante as Eleições 2020.
A estratégia é uma economia de forças
Vimos essa afirmação num post da Camila Farani e desde então, não a esquecemos. A frase é do Carl Von Clausewitz, considerado um grande estrategista militar.
Ela nos impactou pois o RIC Mais tem uma equipe editorial altamente produtiva. Entre editores jornalistas, social media, estagiários e eu, todos os dias trabalhamos pela conquista da audiência e melhoramos técnicas.
Nossa linha tênue é grande e me orgulho em dizer que o time é vencedor e as entregas são sempre coletivas.
Nossa estratégia para a cobertura das Eleições 2020 se baseou em:
- timing de ranking com base em experiências anteriores
- histórico de buscas a respeito de Eleições municipais
- volume da equipe editorial
- cálculo racional das capacidades e das oportunidades
- pageviews
- duração média da sessão em páginas AMP
Os recordes e os fatos
Vamos aos dados públicos e aos fatos – afinal, como estará estampada em breve em uma camiseta: The Big Data is the new Big Idea. E aliás, aproveitamos para te dizer que celebrar suas vitórias é crucial. Esse é um dos valores que aprendemos esse ano, então Lets Go!
- na manhã do dia 15/11, data do primeiro turno, já estávamos entre os primeiros resultados orgânicos para buscas envolvendo as eleições municipais no Paraná
- + de 1.4 mi usuários únicos entre 15 e 16/11, datas de resultados do primeiro turno
- + de 3,5 mi de visualizações de página
- página/sessão de 2,54 na data do primeiro turno. Vale ressaltar que essa taxa é um recorde para o RIC Mais
- taxa de rejeição de 55%, o que também é um recorde para nós
- Curitiba foi a cidade que mais acessou, seguida de Londrina e logo na sequência Maringá. Aliás, elas são exatamente as regiões nas quais estivemos atuando com mais força editorial nos meses pré eleição
- nosso pico de audiência foi sólido, se manteve e bateu o recorde do portal em Eleições. Fizemos o dobro que na última de 2018
- duração média de 00:04:34. Mais um recorde histórico conquistado aqui
- o servidor quase explodiu, mas conseguimos mantê-lo
- no segundo turno, apenas Ponta Grossa teria votação. Novamente estivemos nas primeiras posições das buscas:
O valor da marca
Essa foi uma Eleição importantíssima para o portal, já que no período pré-eleição começamos iniciativas inéditas no RIC Mais e com elas, a propagação e credibilidade de nosso naming, aumentou consideravelmente.
Nas redes, nossos colunistas Marc Sousa e Jeuliano Pedroso entrevistaram todos os candidatos à prefeitura de Curitiba através de lives especiais que duraram 40 minutos cada.
Diante do desafio de auxiliar o eleitor paranaense neste ano atípico, o portal de notícias RIC Mais foi além da cobertura política convencional e apostou em ferramentas digitais interativas.
Lançamos o Match Político com nosso colunista Jeulliano Pedroso e numa força-tarefa com o editor Gabriel Azevedo, o estudante Leonardo Pedrollo, os analistas Murilo Concianci e Gabriele Shultz, e a agência Ninho Digital, disponibilizamos a consulta prévia aos mésarios convocados de 2020 no estado.
Os agradecimentos
Não existe equipe de uma pessoa só. Abrimos essse parágrafo em especial para agradecer em nome do time, a cada um pela dedicação em fazer diferente, quebrar barreiras e incluir o RIC Mais por aí. Vou até listar!
- aos jornalistas Caroline Signori, Guilherme Becker, Gabriel Azevedo e Renata Nicolli
- aos analistas Fabrício Calixto, Murilo Concianci, Gabriele Shultz e Gabriela Antunes
- ao Head Digital, Riadis Dornelles
- aos colunistas Marc Sousa e Jeulliano Pedroso
- a todos os editores parceiros e jornalistas colaborativos que juntos, ampliam nossa rede de comunicação
- à equipe do Ninho Digital, em especial ao Victor Rangel e Dandy Passuello, que importaram dados do TSE e construíram a página de resultados em um tempo recorde de 48h. Além disso, também cuidaram da estabilidade de server
- ao gerente da Jovem Pan Paraná e RIC FM, Djonatas Terribas
- à equipe do portal Estratégia Política, sempre solícita
- ao coordenador artístico do programa Boa da Pan, Fernando Eufrásio pelo apoio
- à jornalista Rafaela Moron pelo apoio e comprometimento
- à gerência de jornalismo do Jornal da Manhã, Ivete Azzolini, pelo apoio em oportunizar o sorteio para as entrevistas
- ao apresentador do Balanço Geral Curitiba, Jasson Goulart pelo apio
- à editora-chefe do Cidade Alerta Paraná, Mayara Locatelli pelo apoio
- à diretoria comercial de Ney Braga Alves pelo apoio
- à presidência do Grupo RIC por confiar em nosso trabalho e estratégia
Um grande abraço e até o próximo case do RIC Mais 😉




