Na última quinta-feira (15), o Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou um servidor público de Irati, no Sudeste do estado, por apologia ao nazismo. O homem de 45 anos foi preso preventivamente no dia 31 de dezembro.

post do servidor público com a bandeira nazista
O servidor público compartilhava fotos relacionadas ao nazismo nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais/MPPR)

De acordo com a denúncia do MPPR, as publicações criminosas foram feitas entre outubro e dezembro de 2025. Por ao menos cinco vezes, o servidor público divulgou imagens e frases relacionadas ao nazismo em suas redes sociais.

Em uma das ocasiões, o homem publicou a frase “Heil Hitler!” (saudação nazista), a cruz suástica (símbolo nazista) e a bandeira nazista. Na legenda, ele escreveu a frase: “Vem muita desgraça e morte para todos”.

Servidor público denunciado por apologia ao nazismo está preso em Curitiba

Desde a virada de ano, o homem está recolhido na Cadeia Pública de Curitiba. Caso seja condenado, o servidor pode sofrer reclusão de dois a cinco anos, segundo a Lei 7.716/89, que prevê a criminalização do nazismo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.