O julgamento da deputada federal Carla Zambelli foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (24), após um pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Antes da interrupção, quatro ministros já haviam votado a favor da condenação da parlamentar pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A decisão poderia resultar na perda de seu mandato e em uma pena de mais de cinco anos de prisão em regime semiaberto.
O caso envolve um episódio ocorrido às vésperas das eleições de 2022, quando Zambelli sacou uma pistola e perseguiu o jornalista Luan Araújo pelas ruas do bairro Jardins, em São Paulo.
Quatro ministros já votaram pela condenação de Zambelli
O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, votou pela condenação e cassação da deputada. Seu posicionamento foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
A defesa da parlamentar, representada pelo advogado Daniel Leon Bialski, contestou as acusações em uma sustentação oral por vídeo. Ele alegou que Zambelli possuía porte de arma e registro da pistola, além de ter agido para se proteger após supostas provocações e insultos do jornalista.
O julgamento segue indefinido até que o ministro Nunes Marques devolva o caso para votação.
Com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!