Os nomes engraçados e curiosos dos candidatos das eleições de 2014 querem mais do que simplesmente divertir. Diante de um cenário no qual a concorrência é maior do que em muitos vestibulares, a aposta é chamar a atenção do eleitor não somente com discursos, mas também com um nome de impacto. Como a legislação eleitoral permite o chamado “nome de urna”, há quem use e abuse da criatividade para conseguir votos.

LEIA AQUI: Candidato a deputado terá de bater mais de 10 concorrentes para se eleger

Leia abaixo a lista dos nomes mais curiosos pesquisados nas listas de candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador.

1 – Nomes de bichos
Dois ratinhos querem vagas como deputado. Um quer voltar para a Assembleia Legislativa. É Ratinho Júnior, apelido de Carlos Roberto Massa Júnior, filho do apresentador de televisão Ratinho. Já o outro que se usa do mesmo roedor para se identificar quer chegar à Câmara em Brasília: Ratinho é o nome de urna de José Aparecido Gotardo.
Melhor deixar ambos os candidatos longe do Devanil Reginaldo da Silva, o Cobra, candidato deputado estadual. Moisés Camargo, por sua vez, pretende representar o Paraná em Brasília usando o nome de Tigrão.
Há quem prefira os bichos que voam. Adriano da Silva Oliveira é candidato à deputado estadual e quer ser eleito com o apelido de Bacurau, pássaro que emite um som parecido com o do nome. Sanlai Araújo achou de bom tom usar o nome de Baratinha para voar até Brasília. O problema é se ao invés de votos, ganhar chineladas.


2 – Nomes com inspirações divinas
O Pastor Divino Cruz, candidato à deputado federal, pode dizer que nasceu para o ofício. Olha o nome de batismo dele: Divino Valdir da Cruz Silva. Já o Jailton de Jesus da Rocha abriu mão do nome bíblico original para adotar o inexeplicável Branco do perfume e do enxoval.

3 – Nomes de Robertos, Carlos e Marinhos
Roberto Carlos, nome de urna de Roberto Carlos de Oliveira, quer uma vaga como deputado estadual. Há também outro Roberto, que pleiteia também uma vaga na mesma Casa de Leis: é Roberto Marinho, nome de urna de Carlos Roberto Patene Marinho. Já o também candidato ao parlamento estadual Carlos Roberto Vieira abriu mão de usar como referência algum Roberto mais famoso e apostou no nome de urna mais doce da campanha: Carlos Chocolate.
Divulgação

4 – Nomes americanizados
Da região metropolitana de Curitiba para Brasília. Um dos candidatos à deputado federal tem como nome Obama de Colombo. Yes, We Can! Já o Gerson do Amaral quer uma cadeira na Assembleia ao som de Who you gonna call: ele se apresenta como Amaral Ghostbusters, título do filme clássico da década de 1980 que conta a história de uma equipe de caça-fantasmas.

5 – Nomes de personagens
A cidade do vampiro Dalton Trevisan corre o risco de ter um representante da Transilvânia na Assembleia: é Mestre Drácula, nome de urna de Maurício Beraldi. O Ewerson Alves da Silva quer ser um dos nossos 54 representantes do Centro Cívico com um trocadilho, no mínimo, supimpa: Clark Crente. Já o Gevanildo Lino quer uma das trinta vagas em Brasília usando o nome de Cascão. A dúvida é: irá tomar banho antes de ir às sessões?

6 – Nomes sem sentido
Se eleitos, alguns nomes no painel de votos da Assembleia Legislativa do Paraná precisarão de legendas explicativas. Quem anda por Curitiba em algum momento já deve ter visto o Leão Brasil, nome de Guerra de Gerson Batista Ribeiro, que usa uma placa pendurada no pescoço com seu nome de campanha. Difícil explicar a escolha dele! Tão difícil quanto o nome de urna adotado pelo Taras Kazymyrko, que se apresenta como Tarracha. Já o místico Luiz Antonio Ferreira quer trabalhar como deputado estadual usando seu nome de bruxo Chik Jeitoso. Em nível nacional, também temos a nossa cota de nomes inexplicáveis com o apelido adotado por Rogério Luis de Castro, o nosso Rogério Cadeirinha.

7 – Nomes de piada pronta
Amauri Dolenga dos Santos quer ser deputado estadual usando o nome de Hora do rango. Já o Edson Stipp adotou o apelido de Batatinha para conquistar seu lugar em Brasília. O suplente a senador Baptista Leite Cavalcante está com a auto-estima em dia. Sem medo de ser feliz, tascou no nome de urna o nada modesto Batista este é bom de mais. Como se não bastasse a falta de humildade, o “de mais” está escrito errado. O correto é “demais” (escrito junto). Seria Hilário, se Hilário não fosse o nome de guerra outro candidato a deputado federal, o Hilário da Silva Gomes. Tão hilário que deixou o Emerson Miguel Petriv de Boca Aberta, certamente o nome de urna campeão da lista das piadas prontas das Eleições 2014.

Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.
Clique aqui para ler todo o conteúdo da cobertura eleitoral do RIC Mais