Paraná - A influenciadora digital Virgínia Fonseca foi condenada pela 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O caso envolve a venda de óculos de sol que levavam o próprio nome da influencer e foram divulgados por ela, mas não foram entregues aos consumidores. Os magistrados entenderam que, ao vincular o nome ao produto e fazer a publicidade, ela tem responsabilidade civil sobre a venda.

Vírginia Fonseca de óculos escuro
Vírginia foi condenada pelo TJPR (Foto: reprodução / Vírginia Fonseca / Instagram)

O tribunal destacou que, ao divulgar e associar o nome ao produto, Virgínia criou uma relação de confiança com os consumidores. Como os óculos não foram entregues, essa confiança foi quebrada, gerando prejuízo para quem comprou. Assim, a influenciadora foi responsabilizada pelos danos causados.

A decisão também comparou as publicações feitas por influenciadores, conhecidas como “publiposts”, aos anúncios publicitários tradicionais. O entendimento seguiu as diretrizes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), que considera que influenciadores digitais também fazem publicidade.

Justiça considera que Vírginia Fonseca tem corresponsabilidade pelo problema

A condenação se baseou na teoria do “fornecedor por equiparação”, que amplia a responsabilidade em relações de consumo. Segundo esse conceito, mesmo que uma pessoa não seja diretamente a vendedora de um produto, ela pode ser responsabilizada se tiver um papel ativo na promoção da venda.

O Tribunal de Justiça considerou ainda o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que geralmente responsabiliza o fabricante ou prestador de serviço, e não o meio de comunicação que anuncia o produto. No caso de Virgínia Fonseca, os magistrados avaliaram que ela não foi apenas um meio de divulgação, mas participou ativamente da venda ao vincular o próprio nome ao produto. Por isso, foi considerada corresponsável pelo problema enfrentado pelos consumidores.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.