Teve início na manhã desta quinta-feira (8) uma operação para transferir o leão Rawell, que estava provisoriamente em Maringá, para o Zoológico de Curitiba. Procurada pela reportagem, a assessoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não informou o motivo da mudança.

O leão, de nove anos, é alvo de uma disputa entre o seu antigo proprietário, Ary Marcos Borges e Oswaldo Garcia Júnior. Borges está sendo investigado depois de roubá-lo do Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis, em Monte Azul Paulista, instituição que abrigava o animal desde 2009.

Rawell foi entregue a Borges, que mora em Maringá (PR), há mais de cinco anos após o fechamento de um circo. Sem estrutura para manter a fera, ele diz ter feito a doação provisória ao criadouro no interior paulista. Ele alega que, como Oswaldo recebeu o bicho e não queria devolvê-lo, ele resolveu pegá-lo de volta por conta própria.

Agora, o Ibama estuda multar o criador de Maringá. De acordo com o órgão, como fiel depositário, Borges deveria manter o animal sob sua responsabilidade o tempo todo, ou seja, não poderia tê-lo doado a um terceiro e nem mesmo transportado a fera pelas estradas do País.