Leilão de veículos para reciclagem eliminam focos de dengue (Divulgação/Detran)

Leilão de veículos para reciclagem ocorrem em diversas cidades do Paraná

Até o final de 2018, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) deve enviar para reciclagem cerca de 7 mil veículos por meio de dois leilões. A iniciativa propõe diminuir o impacto que esses veículos parados nos pátios, que prejudicam a saúde pública e o meio ambiente.

Descontaminação de veículos para reciclagem


A descontaminação dos veículos, uma das etapas operacionais do processo de reciclagem, contribui diretamente para a evitar problemas no solo com produtos químicos e a eliminação dos focos de dengue. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, até abril de 2017, foram notificados mais de 113 mil casos prováveis de dengue em todo o país.

“Esses veículos após passarem pelo processo de descontaminação e prensagem, fornecem materiais que são utilizados pela construção civil, a indústria e a agropecuária, além de solucionar o acúmulo de veículos nos pátios”, explica o diretor-geral do Detran, Marcello Panizzi.

No processo de descontaminação a empresa arrematante realiza a retirada de combustível, catalisador, extintor de incêndio, bateria, pneus, fluidos e óleos em geral, antes da prensagem.

Leia também: Grave acidente envolvendo sete caminhões deixa um morto na BR-376

Leilões de veículos do Detran


Desde 2014, quando a modalidade de reciclagem teve início, o Detran já realizou 8 leilões. Desde então, 26 mil veículos foram removidos dos pátios das unidades em todo o Paraná e transformados em materiais como aço, arame farpado e pregos. Até final de Julho, serão removidos mais de 5.000 veículos, que foram arrematados no último leilão de reciclagem.