limpeza-carro.jpg

A limpeza do carro parece ser uma tarefa bastante simples. Contudo, são necessários alguns cuidados específicos para manter o seu automóvel em bom estado e, assim, conseguir também economizar.

A limpeza do carro parece ser uma tarefa bastante simples. Contudo, são necessários alguns cuidados específicos para manter o seu automóvel em bom estado e, assim, conseguir também economizar.

Isso porque quando a lavagem é feita de maneira incorreta, você pode ter prejuízos financeiros, pois é possível causar manchas e até mesmo arranhões no veículo.

Além disso, uma limpeza correta fará com que ele permaneça com uma boa aparência e mantenha as funcionalidades em ótimas condições e por mais tempo.

Sabendo disso, separamos algumas informações valiosas para que você faça a limpeza de carro da forma correta. Confira.

Por que limpar o carro com frequência?

Limpar o carro com uma certa frequência evita vários tipos de bactérias, maus odores que derivam de cigarros e manchas de líquidos podem ficar acumuladas ao longo do tempo. Além disso, dependendo do ambiente em que você mora, a falta de higiene no seu automóvel pode causar problemas de alergias ou respiratórios.

Como fazer a limpeza de carro?

A verdade é que a higienização depende muito do modelo do seu automóvel, já que existem alguns que você consegue remover as peças para fazer a limpeza mais completa.

Além do mais, você estará lidando com diferentes tipos de materiais, pois o seu veículo contém peças que precisam de um cuidado diferenciado e, consequentemente, de uma limpeza mais específica.

Essas partes do seu carro, como os vidros, tapetes, estofados, entre outros acessórios comuns, precisam de um cuidado especial.

Inclusive, daremos dicas exatamente sobre cada parte supracitada. Assim, você conseguirá fazer uma limpeza de carro sem ter grandes dificuldades.

Quais produtos usar para limpar?

Antes de começarmos, precisamos lembrar que você deve usar produtos específicos para fazer a limpeza de carro.

Você sabe quais produtos usar? Utilize sempre sabão neutro ou produtos destinados à limpeza de carro e outros que também tenham essa finalidade.

Em hipótese alguma utilize detergente na parte externa, mesmo que ele seja neutro, pois pode danificar a pintura do seu carro e ainda causar manchas.

É importante que você também não use a esponja de lavar louças, pois, assim, é possível evitar arranhões. O recomendado é fazer a lavagem com luvas de lã natural ou com pano umedecido.

Tendo isso em mente, vamos, então, para as dicas essenciais e valiosas sobre uma limpeza de carro correta.

 

Limpeza interna do carro

Muitas pessoas têm dificuldades para saber por onde começar a limpeza do automóvel e algumas caem no erro mais comum e básico:  fazer primeiramente a limpeza externa.

Imagine terminar de limpar todo o exterior do seu carro de uma maneira impecável e, então, começar a limpeza do banco. Para isso, você usa o apoio na parte externa, deixando, assim, uma mancha da sua mão naquilo que antes estava totalmente limpo. Certamente, terá mais trabalho e gastará muito tempo, não é mesmo?

Começar lavando a parte externa do seu carro só fará com que você tenha retrabalho, pois, quando você terminar essa etapa e ir para parte interna, o seu automóvel ficará novamente exposto às sujeiras enquanto você faz a limpeza do interior.

Logo, não se esqueça de começar a limpeza pela parte interna, retirando todos os tapetes e os lixos que estão dentro do seu automóvel.

Em seguida, você deve passar o aspirador de pó. Lembre-se de usar um específico, pois existem bicos de aspiração de tamanhos diferentes. Assim, você remove todo o excesso.

 

  • Teto

A limpeza de carro interna deve começar pela higienização do teto. Para começar, tire toda a poeira, passando o aspirador de pó, por exemplo.

Depois, você pode pegar um borrifador, que contenha água com sabão neutro, para passar no teto. Por fim, é só passar um pano seco para tirar o excesso de umidade.

  • Estofados

Para limpeza dos estofados, você pode utilizar o mesmo processo da limpeza do teto.

Passe o aspirador primeiro, depois borrife água com sabão neutro e, para finalizar, passe o pano seco.

Não use produtos químicos, pois muitas vezes eles causam manchas no estofado.

  • Tapetes

Você deve tirar os tapetes do interior, assim a limpeza de carro não corre muitos riscos.

Se os tapetes forem de borracha, você pode fazer a limpeza com água e detergente, assim você consegue remover aquelas sujeiras mais intensas causadas pelos calçados.

Em caso de tapetes feitos de carpete, use o aspirador de pó juntamente com o pano úmido.

  • Painel

O painel é constituído por componentes que auxiliam no melhor funcionamento do seu veículo, por isso é importante ter cuidado na limpeza desse item.

Use apenas um pano umedecido para remover as manchas ou poeiras que estiverem presentes no painel, de forma alguma jogue água diretamente nele.

  • Vidro

A limpeza do vidro não demanda tanto trabalho, pois espera-se que você tenha o costume de fazer essa higienização de forma constante, já que vidros sujos podem dificultar sua visibilidade na estrada.

Para lavar o vidro, você pode usar detergente com água ou até mesmo fazer uma solução de vinagre e água, pois o vinagre é um ótimo produto para remover sujeiras e manchas.

Lembre-se de que o vidro pode riscar facilmente, por isso sempre use um pano macio e úmido.

Como secar o interior do carro?

Após essa limpeza interna completa, você deve deixar as portas e as janelas do veículo abertas por pelo menos 2 horas.

Para isso, deixe o automóvel dentro da garagem ou até mesmo exposto ao sol.

 

Limpeza externa do carro

A limpeza de carro externa deve ser realizada em alguma área que contenha sombra, pois assim é possível evitar manchas na carroceria.

  • Rodas

A dica de limpeza de carro externa é começar pela lavagem das rodas, pois elas possuem mais sujeiras do que qualquer outra parte.

Por essa razão, se você deixar esse item por último, é capaz dos resíduos respingarem em outras áreas do carro, causando, então, o retrabalho.

  • Partes de cima do carro

Depois das rodas, você deve lavar as partes de cima do carro, como o teto, capa, porta-malas, vidros etc.

Aqui vale a ressalva: utilize os itens corretos para cada parte do seu carro, ou seja, nada de detergentes e produtos de limpeza que servem para higienização doméstica.

  • Carroceria

Para limpar a carroceria, nesse processo de limpeza de carro, use as luvas ou o pano umedecido. Você pode utilizar shampoo específico para essa parte.

Utilize os dois lados das luvas ou do pano, mas sempre que perceber que eles estão muito sujos, enxague com água e comece o processo novamente pelas áreas que faltam.

  • Lateral

No processo de limpeza de carro, a parte da lateral inferior requer uma atenção especial, pois é ela que fica mais exposta às sujeiras. Use novamente as luvas ou o pano para essa área. 

Como secar o exterior do carro?

Depois de toda essa limpeza, é o momento de secar a parte externa do seu carro.

Esse processo pode ser realizado com a ajuda de toalhas feitas de silicone ou algodão, ficando a seu critério a escolha do melhor secador.

É só passar lentamente o pano sobre todas as partes externas do carro, visando o absorvimento da água e evitando o aparecimento de manchas.

Com essas dicas, certamente agora você lavará o seu automóvel da maneira correta, evitando prejuízos!

Há ainda alguma dúvida sobre a limpeza de carro?  Se você tem perguntas e deseja obter mais esclarecimentos relacionados a multas, nós podemos lhe ajudar. Entre em contato pelo e-mail [email protected].