A Linha Turismo – rota de ônibus que circula pelos pontos turísticos da capital paranaense – pode ter “meia passagem” para curitibanos, caso seja aprovado o projeto de lei que começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta última quarta-feira (21). Atualmente, uma cartela com cinco tíquetes custa R$29 e permite o embarque e quatro reembarques.

O objetivo da proposta é aproximar os curitibanos das praças, parques e demais atrações da cidade. “(…) Isto aumentaria o respeito ao patrimônio público, reduzindo os índices de vandalismo, pichação e descarte irregular de resíduos”, afirma o autor do projeto, o vereador Professor Galdino (PSDB).

Segundo o parlamentar, recentes pesquisas sociais apontam a falta do sentimento de “pertencimento” à cidade como uma das razões para o vandalismo nas grandes cidades. “Um povo que conhece o local onde vive, se sente mais integrado, respeita e ama mais. O cidadão precisa participar das manifestações da cidade, inclusive as turísticas”, defende o parlamentar.

Tramitação
Se não houver empecilhos durante a análise das comissões temáticas (arquivamento pela Comissão de Legislação ou retirada a pedido do próprio autor), o projeto segue para o plenário. A entrada em vigor da lei depende do aval do prefeito, chefe do Executivo, e da publicação no Diário Oficial do Município (simultaneamente ou num prazo pré-definido no projeto de lei).