A partir deste sábado (14) os passageiros que utilizam as linhas de ônibus metropolitanas, que fazem parte da rede integrada com Curitiba, deverão usar um novo vale transporte. A mudança do vale antecede a implantação do cartão metropolitano, que substituirá o cartão transporte emitido pela Urbs.

De acordo com nota emitida pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), “a alteração é necessária após a desintegração financeira do sistema, decidida pela prefeitura de Curitiba”.

Usuários que utilizam a rede integrada de municípios da região metropolitana em direção a Curitiba devem pagar a passagem com o novo vale transporte ou em dinheiro. O vale, em papel, pode ser adquirido no Centro de Curitiba (Rua Benjamin Constant, 148) ou nos terminais metropolitanos.

Nos ônibus de Curitiba em direção aos municípios da região metropolitana, deve ser usado o cartão da Urbs. O valor da passagem não muda em nenhum dos casos, continua em R$ 3,30. De acordo com nota da Comec, nos ônibus, tubos e terminais identificados com “M” serão aceitos o Vale Transporte de papel e dinheiro. Em São José dos Pinhais poderá ser aceito o cartão transporte VEM.

“A mudança exigirá um período de adaptação, mas temos que adotar esse novo modelo por conta da decisão de Curitiba, de acabar com a integração financeira”, afirma o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel.

A gestão financeira da rede metropolitana foi assumida pela Comec, que está adequando o sistema à nova realidade. “Estamos adotando essas medidas com um objetivo maior, que é o de manter a integração e o valor da passagem”, diz Akel.

Mudanças no locais de integração

A partir de sábado (14), também haverá alteração no local de integração de quatro linhas Ligeirinho metropolitanas integradas. A linha (Ligeirinho) Colombo-CIC terá seu ponto de integração no terminal do Cabral. O ponto de integração do Ligeirinho Araucária-Curitiba passará a ser o terminal do Capão Raso. Passageiros da linha São José-Barreirinha terão como ponto de integração o terminal do Boqueirão. E a linha Campo Largo-Curitiba terá como ponto de integração o terminal do Campina do Siqueira.

Confira a matéria exibida no programa Balanço Geral Curitiba: