O quarto boletim de balneabilidade da temporada de verão foi divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O levantamento mostra que a água da maioria dos locais monitorados continua própria para banho. Dos pouco mais de 90 quilômetros de costa litorânea, apenas 600 metros estão impróprios para banho. Na costa Oeste e Norte do Estado, todos os pontos monitorados estão próprios para banho.

No Litoral, os locais que apresentaram concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) são: Praia de Encantadas, na Ilha do Mel (em frente ao módulo policial); Caieiras, em Guaratuba (altura da rua Frederico Nascimento); e Ponta da Pita, em Morretes e Antonina.

A diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Chaves, lembra que além dos pontos monitorados e expostos no boletim o órgão também monitora e sinaliza outros locais que historicamente são considerados impróprios para banho. “São locais onde há algum tipo de problema crônico, como o ‘piscinão’ ao lado do morro do Cristo, em Guaratuba, que acumula água da chuva e traz com ela os poluentes acumulados dos locais por onde passou, como ruas e galerias fluvias”, explica Ivonete.

Sinalização
No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em 10 totens eletrônicos. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas. O IAP faz coletas da água às segundas e terças-feiras.

Clique aqui e confira o boletim das condições de balneabiliade da Costa Oeste (praias artificiais no reservatório de Itaipu)

Clique aqui e confira o boletim das condições de balneabiliade do Litoral do Paraná