Sistemas meteorológicos diversos fazem com que o litoral do Paraná e a região metropolitana de Curitiba, mais próxima à Serra do Mar, tenham grande volume de chuva até o próximo domingo (28). Em Paranaguá, de hoje a domingo, a previsão é de 200 milímetros de chuva, mais do que a metade da média histórica para o mês de fevereiro, que no litoral varia de 300 a 350 milímetros.
Conforme o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, são diversos sistemas meteorológicos que colaboram para a formação de chuvas. São áreas de baixa pressão atmosférica, carregadas de umidade e calor, que associadas à umidade natural da Serra do Mar, intensificam as chuvas na região de serra. Pode haver a ocorrência de raios em alguns momentos mais volumosos de chuva.
O volume de chuva deve ser grande também tanto para o lado do litoral, quanto para o lado da região metropolitana mais “colada” à serra, como nas cidades de São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Campina Grande do Sul. Na região metropolitana de Curitiba, a média história de chuvas em fevereiro é de 140 a 160 milímetros. No litoral, as chuvas não devem trazer mudanças na temperatura.
Na capital, a chuva deve se estender por toda a semana que vem. As temperaturas caem um pouco e as máximas devem oscilar entre 23.º a 25.º
A chuva pode ajudar a restabelecer um pouco das perdas dos reservatórios de água da Sanepar que abastecem Curitiba, que nesta quarta-feira (24), alcançaram 47,43% da capacidade.
Assista a previsão do meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar: