Não foi só o frio que resolveu subir pelo sul do Brasil. Um lobo marinho apareceu na Praia Brava de Matinhos, no litoral do Paraná, nesta quarta-feira (28), passando “de viagem”. Enquanto muita gente está preocupada com frio e a neve ou a variante delta, ele só queria dar uma esticadinha na praia. Ele se deitou, rolou, descansou, posou para fotos e ficou um tempo na areia, decidindo que horas voltaria para a água.
Conforme a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, aparentemente o animal está bem de saúde. Ela explica que os lobos marinhos vêm à praia em busca de descanso. Este, especificamente, veio deslocando desde o sul do País. Foi marcado por biólogos do ICMBIO na Ilha dos Lobos (RS) no início de julho. Depois o animal foi atendido no dia 4 de julho na Praia do Sol pela equipe Educamar e Laboratório de Zoologia da PMP-BS/UDESC e registrado no dia 7 de julho em Itapirubá e Praia do Mar Grosso, em Laguna (SC). Veio subindo a costa e agora decidiu fazer uma parada de viagem em Matinhos.
“É bem comum este comportamento. Estes animais antárticos e sub antarticos, mesmo os lobos marinhos do sul, que vem da região do Uruguai e Argentina, sobem a região costeira do Brasil em busca de alimento esta época do ano”, disse Camila, mostrando que é comum estes animais aparecerem no litoral do Paraná entre julho e setembro.
O animal está sendo observado pelo CEM. A Prefeitura delimitou a área na praia para que ninguém chegue perto e perturbe o descanso do turista cheio de charme.
Confira o charmoso descanso do guerreiro (com direito até a uma “coçadinha”):
Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral Crédito: Nosso Litoral
Orientações dos biólogos
- Não se aproxime, os lobos marinhos são animais selvagens;
- Mantenha o distanciamento da área de descanso do animal;
- Não forneça alimento;
- Molestar mamíferos marinhos é crime.
- Caso você o aviste ou registre qualquer outro animal marinho vivo ou morto nas praias do Paraná, acione os biólogos da UFPR pelo 0800 642 3341 ou 41 9213-8746
















