Moradores de Londrina, no norte do Paraná, já podem pagar pelas passagens de ônibus de transporte coletivo usando cartão de crédito ou débito que funciona por aproximação. A ferramenta está operando, ainda em período de teste, em algumas linhas da empresa Londrisul. A previsão é que até as próximas semanas, 100% da frota já esteja funcionado com essa possibilidade.
Os coletivos dos terminais do Shopping Catuaí, do Acapulco, de Irerê e as linhas 213, 907, 913 e 806 já têm os equipamentos instalados e funcionando. O encarregado geral da Londrisul, Marildo Lopes, explica que a novidade trará mais segurança para os usuários que não precisarão carregar dinheiro nos bolsos ou nas bolsas, além da facilidade de usar o cartão para o pagamento da tarifa de R$ 4,25.
“A população está aceitando bem, até porque temos e visto e acreditado que cada vez mais as pessoas vão utilizar essa modalidade, não vão estar usando o dinheiro em papel, vão estar usando o cartão para poder fazer suas compras.”
destaca Lopes.
A Londrisul é responsável por cerca de 35% da frota de ônibus da cidade de Londrina. A Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), responsável pela outra parte, ainda não tem data para a adoção da ferramenta. Dinheiro e cartão-transporte continuam sendo aceitos.