Principal loteria do país, a Mega-Sena é o sonho da maioria dos brasileiros para encher o bolso e mudar de vida. Entretanto, uma das principais preocupação dos vencedores após o resgate do prêmio é se devem pagar alguma taxa de imposto ao governo.

Para tranquilizar os futuros sortudos, não é necessário, pois a premiação sorteada pela Caixa Econômica Federal já é divulgada com o valor do imposto de renda (IR) descontado, ou seja, 30% do valor bruto. Assim, no caso da Mega da Virada de 2024, que premiou R$ 635.486.165,38, havia um montante ainda maior antes da subtração do valor de tributos ao Governo Federal.
Ainda sim, o valor deve ser informado na próxima declaração do IR do ganhador, na seção ‘Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva’, assim como qualquer investimento e aquisição feita com o valor do prêmio.
Além disso, o Governo Federal retém grande parte da arrecadação das loterias. Nos sorteios da Caixa, a fatia da premiação representa apenas 43,79% do total arrecadado com o concurso. Os outros 56,21% da arrecadação das loterias ficam com o Governo Federal, sendo repassada para programas sociais e utilizada para manutenção dos serviços das loterias.
*Com supervisão de Jorge de Sousa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.