Lua de Sangue: saiba como observar o eclipse total lunar deste domingo (15)
Entre a noite de domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16), acontece o eclipse total lunar, conhecido como Lua de Sangue. O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), norte do Paraná, fará evento e transmissão para todos que querem acompanhar o fenômeno.
O eclipse consiste na passagem da Lua pelo cone de sombra que a Terra projeta no espaço. O termo “Lua de Sangue” foi popularizado em virtude da coloração avermelhada gerada pelos raios solares na atmosfera terrestre, como um “filtro”.
A fase parcial do eclipse irá iniciar às 23h27 de domingo (15). A fase total terá início à 00h29 de segunda-feira (16), atingindo o ápice 01h11 e finalizando 01h53. O fenômeno acaba às 02h55.
A partir das 23h30 de domingo (15), telescópios estarão disponíveis na Praça Nishinomiya, na Avenida Santos Dumont, em frente ao Aeroporto de Londrina, de forma gratuita. Quem não puder comparecer de forma presencial pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube.
A ação é feita pelo Gedal em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Em caso de mau tempo a observação será cancelada.
Assista à live: