O arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, que precisava de cinco órgãos do mesmo doador e foi submetido a um transplante multivisceral no dia 23 de setembro, morreu nesta terça-feira (30). O paciente brasiliense estava internado após apresentar um quadro de infecção depois do primeiro ciclo de transplante.

O caso de Luiz Perillo ganhou repercussão nacional pela complexidade da cirurgia. Diagnosticado na juventude com trombofilia, o paciente estava há quatro anos na fila de espera e necessitava de cinco órgãos do mesmo doador: estômago, pâncreas, fígado, intestino e rim.
Luiz Perillo passou por cirurgia no SUS
Com a criação da portaria para transplantes multiviscerais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro deste ano, o paciente teve a oportunidade de fazer o procedimento em São Paulo. Entretanto, pouco antes da cirurgia, Perillo teve complicações e uma infecção.
Após o primeiro ciclo de transplantes, uma grave infecção foi identificada e o paciente precisou ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta terça, os familiares comunicaram o falecimento do paciente em decorrência de uma parada cardíaca.
Luiz Perillo costuma compartilhar momentos da rotina em hospitais nas redes sociais e ganhou notoriedade na luta pela doação de órgãos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.