Moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, no Paraná, flagraram luzes misteriosas no céu da cidade nesta semana. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra luzes visíveis no céu, alinhadas em sequência, como se formassem uma espécie de “fila” luminosa sobre a cidade.

De acordo com o portal aRede, o registro foi feito por moradores do Jardim Esplanada, no bairro Boa Vista. Nas imagens, os pontos de luz aparecem avançando de forma ordenada e com espaçamento regular, o que gerou surpresa e diferentes interpretações entre quem presenciou a cena.
Nas redes sociais, moradores levantaram hipóteses que vão desde o uso de drones até comentários bem-humorados, associando o fenômeno ao clima natalino.
“Era só o Papai Noel e suas renas. Fazendo reconhecimento de pista de pouso?”, escreveu um morador da cidade.
“Faz tempinho que aparece. Aqui no Jardim Carvalho, perto do Tozetto, sempre surge. Em fila, com a mesma distância entre uma e outra. Em céu limpo, já vi umas dez”, comentou outro.
Outro relato veio da cidade de Castro: “Eu sou de Castro, também vi. Contei 27 luzes e, de repente, sumiram”.
Já uma moradora destacou o aspecto visual do fenômeno: “Eu vi ontem e estava lindo. As luzes iam desaparecendo aos poucos”. Assista ao vídeo abaixo:
Luzes misteriosas? Entenda o “fenômeno”
Apesar do caráter curioso do registro, o fenômeno tem uma explicação conhecida. As luzes indicam a passagem dos satélites da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, responsável por uma constelação de equipamentos que fornecem internet via satélite em diversas regiões do mundo.
De acordo com dados do site findstarlink.com, havia previsão de boa visibilidade desses satélites sobre Ponta Grossa por volta das 20h25. Ainda segundo o portal aRede, o vídeo foi gravado aproximadamente às 20h27, coincidindo com o horário estimado da passagem dos equipamentos pelo céu da região. Relatos semelhantes já foram registrados em outras cidades do Brasil e em diferentes países, sempre associados à mesma constelação de satélites.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui