Quatro macaquinhos da espécie Ateles paniscus, ou macaco-aranha da cara vermelha, foram acolhidos pela Prefeitura de Curitiba nesta quarta-feira (17) e são os mais novos moradores do Passeio Público. Os animais, apreendidos recentemente pelo Ibama de Manaus, não teriam condições de serem libertados na natureza pelo estado em que foram resgatados. Entre os animais há duas fêmeas adultas e um casal de filhotes órfãos.
Apesar de os filhotes órfãos terem aproximadamente a mesma idade, em torno de 3 meses de vida, são de ninhadas diferentes (não irmãos), provavelmente porque houve morte das respectivas mães e captura dos filhotes para tráfico e comércio ilegal. A situação dos macacos era grave, em particular dos filhotes, e o Ibama pediu a ajuda da Prefeitura de Curitiba por ter uma equipe de referência no cuidado de emergência dos animais.
Os animais se encontram em quarentena na área reservada do Passeio Público e estão sendo atendidos por uma equipe de 12 profissionais incluindo veterinários, biólogos, zootecnistas e tratadores. “Esperamos poder dar toda atenção e carinho que nossos parentes (primatas) evolutivos necessitam, e um dia se possível retorná-los ao seu ambiente natural na Amazônia, lugar de onde nunca deveriam ter saído”, afirma o diretor do departamento de pesquisa e conservação de fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexander Biondo.