Três blitze educativas realizadas no Centro da cidade marcaram o lançamento oficial do movimento Maio Amarelo 2015 em Curitiba. A campanha nacional tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
“Com atividades desenvolvidas pelo Município apenas nesta semana alcançamos 7 mil crianças da rede pública de ensino”, disse a secretária municipal de Trânsito (Setran), Luiza Simonelli.
Segundo Luiza, é importante promover a conscientização da população neste momento em que o Município prioriza o encontro de modais nas vias públicas. “Pedestres, ciclistas e motoristas devem conviver em harmonia, partindo da premissa de que os mais vulneráveis devem sempre ser os mais protegidos”, explicou.
O assessor da coordenação de Mobilidade Urbana da Setran, Jorge Brand, o Goura, afirmou que a discussão promovida pelo Maio Amarelo reforça a sensibilização sobre direitos e deveres dos ciclistas. “As bicicletas nunca estiveram tão presentes na vida da cidade, por isso, a gentileza no trânsito e o convívio respeitoso devem ser estimulados”.
Blitz
Durante um passeio a pé pelo Centro de Curitiba, a família do hoteleiro Erik Ataides, de Brasília, em turismo na cidade, se surpreendeu ao ser abordada pela blitz educativa do Maio Amarelo. “Recebemos dicas muito úteis dos agentes da Setran”, disse Ataídes.
Sua esposa, a professora de inglês Raiane, explicou que o casal costuma orientar o filho Bernardo, de 4 anos, sobre a necessidade de atravessar sempre na faixa de segurança. “Ensinamos que ele jamais deve cruzar a via fora da faixa e deve estar sempre de mãos dados com um adulto”, disse. A família foi orientada na esquina das ruas João Negrão e XV de Novembro.
Programação
Dentro das atividades programadas para o Maio Amarelo, a Setran realizou nesta semana atividades educativas em 40 escolas da rede municipal de ensino, de todas as administrações regionais.
Funcionários de todos os setores da Setran estão distribuindo aos alunos materiais educativos sobre como deve ser o comportamento da criança como pedestre, passageiro de veículos (carros, vans, motos) e como ciclista, e também sobre equipamentos de segurança nos veículos (cadeirinha, cinto de segurança).
“Estão sendo realizados também bate-papos sobre o Maio Amarelo, falando sobre o grande número de acidentes de trânsito nas ruas das cidades e as ações que devem ser feitas para se evitar as mortes no trânsito de Curitiba. Os alunos levam o que aprendem para casa e contribuem para que toda a sua família participe da nossa luta diária por uma maior segurança nas ruas e travessias da cidade”, disse Luiza.
Além das atividades nas escolas, a programação da Setran do Maio Amarelo destaca blitze educativas nas ruas da cidade e palestras para agentes de trânsito. A campanha também estará na pauta da reunião mensal do Conselho Municipal de Trânsito.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito, com ações que têm o objetivo de colocar em pauta o tema trânsito para toda a sociedade, estimulando a participação dos cidadãos, empresas, governos e entidades.
Em Curitiba, o movimento o é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba – através das secretarias municipais de Trânsito e Saúde, responsáveis pelo Projeto Vida no Trânsito na cidade –, o Instituto Paz no Trânsito (Iptran) e a Agência Nacional de Mobilidade (Anamob).
Entre outras autoridades, participaram do lançamento oficial do Maio Amarelo em Curitiba a deputada federal Christiane Yared, o vice-presidente do Observatório Nacional de trânsito, Mauro Gil, e o diretor do Detran-PR, Marcos Traad.