Curitiba - As mais recentes tecnologias voltadas ao combate à criminalidade estão sendo apresentadas em Curitiba durante os dias dias 27 e 28 de novembro, durante a 2ª edição da Feira e Fórum de Inovação em Segurança, FEISEG 2025. Drones de última geração, aeronaves, viaturas customizadas, ferramentas de inteligência artificial, soluções de monitoramento residencial e patrimonial e novos dispositivos de rastreamento estarão entre os destaques do evento, considerado o maior do setor no Sul do país.

Foto de viaturas da polícia civil
Nos corredores da feira, os visitantes encontrarão o que há de mais moderno em segurança (Foto: Reprodução/Ric RECORD)

Organizada pelo Instituto Carga Segura (ICS), com co-realização da ADEPOL-PR, a feira também reune autoridades e especialistas de todo o Brasil para discutir inovação, eficiência operacional e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Novas tecnologias impulsionam investigações

Entre as inovações apresentadas, a Polícia Científica destaca a nova maleta de coleta de vestígios em solo, que amplia a capacidade de análise em cenas de crime. Segundo o técnico de perícia oficial Vinicius Gamarra, o equipamento ajuda a identificar se um corpo foi deixado em determinado local ou apenas encontrado ali.

“É uma perícia nova, ambiental. Coletamos o solo para relacionar locais e esclarecer circunstâncias da morte”, explicou.

Integração entre setor público e privado

Para o delegado e presidente da ADEPOL-PR, Adriano Chohfi, a FEISEG cria um ambiente estratégico para aproximar forças policiais e empresas de tecnologia.

“A união entre a iniciativa privada e o poder público é essencial. Nessa feira, as inovações tecnológicas e as polícias podem entender como precisa funcionar esse ativo privado”, ressaltou.

IA e monitoramento avançado

Empresas especializadas apresentam soluções que utilizam inteligência artificial para potencializar sistemas já existentes. O gerente comercial João Paulo Ferraz explica que as tecnologias ampliam a capacidade de análise em tempo real:

“O sistema gera alertas automáticos, desde reconhecimento facial até detecção de arma de fogo. São mais de 80 tipos de analíticos disponíveis”, disse.

Rastreamento e combate ao roubo de cargas

O evento também destaca ferramentas usadas no enfrentamento aos roubos e furtos de carga, um crime que gerou R$ 1,2 bilhão em prejuízos em 2024, segundo a NTC&Logística. No ano passado, foram 10.478 ocorrências registradas no país, e o Paraná concentrou 50,6% das perdas da Região Sul.

Entre as soluções tecnológicas está a chamada “isca”, instalada de forma camuflada dentro das cargas. Ela emite sinais rastreados por antenas especializadas. “Quando a ocorrência é confirmada, rastreamos o sinal até o local onde os criminosos escondem o material”, detalhou Marcelo Nascimento Gonçalves, gerente comercial.

Para Julio Reis, fundador do ICS e delegado, a tecnologia é indispensável no combate ao crime organizado. “É impossível enfrentar o problema apenas com efetivo humano. A tecnologia é a única forma de equilibrar esse cenário”.

Criminalidade cresce no Paraná

Os dados oficiais do governo do Estado reforçam a urgência do tema. Em 2024, foram registrados 362.320 crimes contra o patrimônio no Paraná. No primeiro semestre de 2025, ocorreram:

  • 816 roubos a estabelecimentos comerciais,
  • 759 roubos em residências,
  • 4.733 roubos em ambientes públicos,
  • 12,2 mil furtos em residências,
  • 10,9 mil furtos em ambientes públicos.

Segundo especialistas, o uso de IA, análise de dados, drones e ferramentas de rastreamento avançado já impacta investigações e reduz o tempo de resposta das forças policiais.

Setor de transporte e logística no centro do debate

A FEISEG 2025 também abre espaço para discussões aprofundadas sobre adulteração de cargas de fertilizantes, um problema crescente no Brasil. Especialistas em segurança logística participarão do encontro, incluindo o delegado André Feltes, da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas.

O setor de segurança privada também estará presente. Em 2024, o segmento cresceu 3,6% no Brasil, impulsionado pela demanda por softwares e equipamentos avançados.

Inovação visível: drones, viaturas e equipamentos

Na área de exposição, empresas como Raytec, Algemas Brasil, Grupo Tracker, Gerensat, Tecnorisk e a paranaense PositivoSeg apresentarão tecnologias para governo e iniciativa privada.

Corporações como PMPR, PCPR, GMC e PRF também terão estandes para demonstrar como a inovação auxilia no trabalho diário das equipes.

Fórum reúne grandes nomes da segurança pública

O Fórum de Inovação da FEISEG trará líderes e autoridades renomadas, com palestras sobre violência urbana, inteligência policial, IA, fraudes bancárias, operações especiais e segurança logística. Entre os destaques:

  • Rogério Greco, secretário de Segurança de MG
  • Inspetora Nadia Zilotti, Diretoria Nacional de Inteligência da PRF
  • Roberto Milaneze, delegado da PF
  • Jonas Tomazi, delegado especialista em IA
  • Fabricio Oliveira, chefe da CORE/RJ
  • Rafael Viana, secretário de Defesa Social de Curitiba
  • Péricles de Matos, coronel da PM e ex-comandante geral
  • Emmanoel David, delegado da Delegacia de Estelionato de Curitiba

“Teremos palestrantes de altíssimo nível e empresas apresentando inovação real. A segurança interessa a toda a sociedade”, afirma Julio Reis.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.