Quase nove mil habilitações de homens foram suspensas no Paraná de janeiro a julho de 2016 (Foto: Divulgação/Detran)

No primeiro semestre, 8.731 motoristas do sexo masculino tiveram a CNH suspensa. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Detran-PR

Homens com idade entre 25 e 34 anos são os que mais tiveram a habilitação suspensa por causa de infrações de trânsito no Paraná. A informação foi divulgada pelo Departamento de Trânsito do estado (Detran-PR) nesta sexta-feira (12), véspera do Dia dos Pais. De janeiro a julho de 2016, foram 8.731 suspensões.

Para o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, a autoafirmação durante a juventude é um fator que pode contribuir para um comportamento mais exibicionista no trânsito.

Os dados foram levantados após a realização de um estudo do Ministério da Saúde, com base no sistema DataSUS, que apontou que a cada 10 vítimas fatais no trânsito, oito são homens.

No Paraná, dos mais de 39 mil motoristas notificados no primeiro semestre deste ano, por suspensão e cassação do direito de dirigir, 75% são homens, conforme o Detran-PR.

Cerca de 11,5 mil motoristas tiveram a habilitação suspensa ao transitar em velocidade superior à permitida em até 20%. Outros 5.435 por avançar o sinal vermelho do semáforo. Estacionar em desacordo com a regulamentação resultou na  suspensão de 5.130 habilitações. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, no primeiro semestre de 2016, foram 5.200 acidentes envolvendo eles no Estado, com 249 mortos e 3.392 feridos.