A Estação Primeira de Mangueira é uma das escolas de mais tradicionais e populares do Carnaval do Rio. Em 2026, a Verde e Rosa promete exaltar a brasilidade no Sambódromo da Marquês de Sapucaí com um enredo que canta as tradições afro-indígenas na Amazônia.

Enredo exalta brasilidade e a força do Norte
Para o Carnaval 2026, a Mangueira aposta no enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. A história a ser contada enaltece as tradições afro-indígenas do Norte do país, por meio de um dos seus mais célebres personagens, Mestre Sacaca.
A épica saga amazônica parte da celebração do Turé, um ritual de agradecimento a seres de outro mundo. Invocado por sua plenitude, Mestre Sacaca se manifesta espiritualmente para mostrar, sua gente, seu lugar, seus mistérios e saberes.
O desfile seguirá com Estação Primeira floresta adentro, apresenta o fascínio de um ser curandeiro, folião e defensor dos povos da floresta, que reside na alma do povo tucuju, como são conhecidos seus conterrâneos.
Tradição em verde e rosa
Mesmo os menos entusiasmados com o Carnaval e seus desfiles provavelmente conhecem as tradicionais cores da Mangueira.
A tradição em verde e rosa começou em 1928 no Complexo da Mangueira, uma das comunidades mais antigas do Rio. Entre os fundadores estão sambistas como Cartola, Seu Saturnino e Carlos Cachaça, entre outros.
A Estação Primeira inaugurou a história das escolas de samba ao vencer o primeiro desfile organizado, em 1932. Também conquistou os títulos de campeã e supercampeã na inauguração da Marquês de Sapucaí, no Carnaval de 1984.
A escola da samba é a segunda maior vencedora do Carnaval carioca, atrás apenas da Portela, mas sagrou-se campeã pela última vez em 2019. No último desfile, em 2025, a escola de samba ficou apenas na sexta colocação entre as 12 que compõem o grupo especial.
A expectativa da Mangueira é voltar ao pódio do Carnaval do Rio neste ano.
Ordem dos desfiles do Carnaval 2026 no Rio
Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval do Rio terá três noites de apresentações. De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), os desfiles ocorrem nos dias 15 de fevereiro, um domingo, 16 e 17.
A Mangueira entra na Avenida da Marquês de Sapucaí logo no primeiro dia de festa, fechando a noite inaugural de desfiles.
Confira a ordem completa dos desfiles:
Domingo (15 de fevereiro)
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro)
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Beija-Flor de Nilópolis
- Unidos do Viradouro
- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro)
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.