
Familiares e amigos de detentos se reuniram de forma pacífica para pedirem por mais garantia dos direitos constitucionais fundamentais dos indivíduos
Aproximadamente 250 pessoas se reuniram em frente à Penitenciária Federal de Catanduvas, no oeste do Paraná, nesta terça-feira (9), para pedirem providências em relação ao tratamento dispensado aos internos e aos familiares.
Manifestantes pedem por um olhar mais humano
Os manifestantes se reuniram de forma pacífica, e em alguns cartazes é possível ver alguns dos pedidos dos familiares, que também vestem camisetas com fotos dos detentos.
De acordo com eles, a lei de execução penal brasileira, de número 7.210, feita no dia 11 de julho de 1984, é uma das mais completas do mundo, e, mesmo assim, é bastante falha, não sendo, muitas vezes, colocada em prática. Dessa forma, os manifestantes pedem por um olhar mais humano das autoridades.
As advogadas Verônica Garcia Borges e Lucéia Alcântara afirmam que o estado prefere tratar as penas apenas como um meio de castigar os indivíduos. “Isso inviabiliza a ressocialização do preso, e com isso todos perdem”, afirmam.
A mesma manifestação também aconteceu na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.