A manutenção no reservatório de água tratada da Estação Passaúna, que começou às 14 horas deste sábado (09), deve deixar até 500 mil pessoas sem água até a madrugada de segunda-feira (11). O reservatório do Passaúna abastece moradores de Curitiba,  Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo e Campo Magro.

De acordo com a Sanepar, a normalização no fornecimento de água precisa ser lenta e gradual para evitar problemas na rede de distribuição, como o rompimento de redes.

O serviço no Passaúna está no cronograma de manutenção de reservatórios da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, onde existem cerca de 50 reservatórios. Segundo a companhia, metade deles já passou pelo serviço e os demais devem receber manutenção até setembro deste ano. A Sanepar afirma que os serviços no reservatório do Passaúna neste sábado foram planejados levando em consideração o período do ano com menor consumo de água tratada.

Bairros afetados

Curitiba: Augusta, Bigorrilho, Butiatuvinha, Cascatinha, Campo Comprido, Campo de Santana, Caximba, Cidade Industrial, Fazendinha, Ganchinho, Lamenha Pequena, Mossunguê, Órleans, Riviera, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Bráz, São João, São Miguel, Tatuquara e Umbará.

Almirante Tamandaré: Tanguá.

Araucária: Barigui, Boqueirão, Cachoeira, Campo Redondo, Capela Velha, Centro, Chapada, Costeira, Estação, Fazenda Velha, Iguaçu, Laranjeiras-Passaúna, Sabiá, Thomas Coelho, Tindiquera e Vila Nova.

Campo Largo: Ferraria.

Campo Magro: Boa Vista.

Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o cliente deve instalar caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades de seu imóvel por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A companhia pede ainda que a população colabore e utilize a água apenas para serviços essenciais, evitando desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.