Marcha do Orgulho Crespo acontece neste sábado (12), no mês da Consciência Negra
A 7º Marcha do Orgulho Crespo acontece neste sábado (12), em Curitiba, celebrando também o mês da Consciência Negra. O movimento nacional procura destacar a valorização da estética afro-brasileira. Em Curitiba é organizado pela socióloga Neli Gomes da Rocha, que trouxe o evento de São Paulo (SP).
Leia mais:
- Tropicadelia Festival acontece no próximo sábado (12) em Londrina
- Pantera Negra – Wakanda Forever: veja onde o filme é exibido em Curitiba
O movimento pauta o resgate da identidade e da autoestima, a representatividade e o combate ao racismo por meio do cabelo crespo e do empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas as suas vertentes e espaços.
A primeira Marcha do Orgulho Crespo aconteceu em 2015 em São Paulo. O movimento começou em Curitiba após Neli ter sofrido um ataque racista dentro de uma loja em 2016 e aparecer em uma matéria da Marcha de SP.
Neli salienta que teve suporte da comunidade local para realizar a marcha. “Tivemos ajuda da comunidade, UFPR, cada uma doou o que tinha, artistas também se juntaram a nós e assim surgiu a Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba.” afirma.
Segundo Neli, o movimento é pioneiro em Curitiba e visa abordar o racismo estético que afeta a construção de subjetividades, empregabilidade e gera de violência. A marcha tem o intuito de denunciar o racismo e conscientizar a população oferecendo troca de informações, técnicas e cuidados para a comunidade negra de Curitiba e região, contando com trabalho voluntário, em sua maioria de mulheres negras.
O movimento pauta o resgate da identidade e da autoestima, a representatividade e o combate ao racismo por meio do cabelo crespo e do empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas as suas vertentes e espaços.
A Marcha em Curitiba
A Marcha é composta por três momentos. De manhã, haverá atividades para adultos e crianças, contação de história, roda de conversa, oficina de dança afro house e vogue. Esse ano, especialmente, conta com formação para trancistas, com direito a certificação. Durante a tarde acontece a caminhada da marcha e depois shows e apresentações culturais de artistas pretos da cidade de Curitiba, conta Neli.
Mais informações sobre a programação abaixo e no Instagram oficial.
O que podemos esperar da Marcha do Orgulho Crespo em 2022?
“Pode se esperar um lindo momento de pessoas pretas em Movimento, crianças pretas felizes com seus cabelos crespos, a comunidade com boas perspectivas na formação para trancistas, uma caminhada pacífica, com muita música, gente preta feliz com seu cabelo crespo, dreads, tranças, turbantes e empoderada pela Rua XV novembro de Curitiba. […] Depois de 2 anos de pandemia mundial, poder encontrar pessoalmente o nosso povo nesta marcha, que com certeza é um dos eventos mais esperados pela comunidade negra de Curitiba e de pessoas de outras cidades próximas”.