Marcha do Orgulho Crespo acontece neste sábado (12), no mês da Consciência Negra

por Arion Wolff
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 10 nov 2022, às 20h19. Atualizado às 20h20.

A 7º Marcha do Orgulho Crespo acontece neste sábado (12), em Curitiba, celebrando também o mês da Consciência Negra. O movimento nacional procura destacar a valorização da estética afro-brasileira. Em Curitiba é organizado pela socióloga Neli Gomes da Rocha, que trouxe o evento de São Paulo (SP).

Leia mais:

O movimento pauta o resgate da identidade e da autoestima, a representatividade e o combate ao racismo por meio do cabelo crespo e do empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas as suas vertentes e espaços.

A primeira Marcha do Orgulho Crespo aconteceu em 2015 em São Paulo. O movimento começou em Curitiba após Neli ter sofrido um ataque racista dentro de uma loja em 2016 e aparecer em uma matéria da Marcha de SP.

Neli salienta que teve suporte da comunidade local para realizar a marcha. “Tivemos ajuda da comunidade, UFPR, cada uma doou o que tinha, artistas também se juntaram a nós e assim surgiu a Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba.” afirma.

Segundo Neli, o movimento é pioneiro em Curitiba e visa abordar o racismo estético que afeta a construção de subjetividades, empregabilidade e gera de violência. A marcha tem o intuito de denunciar o racismo e conscientizar a população oferecendo troca de informações, técnicas e cuidados para a comunidade negra de Curitiba e região, contando com trabalho voluntário, em sua maioria de mulheres negras.

O movimento pauta o resgate da identidade e da autoestima, a representatividade e o combate ao racismo por meio do cabelo crespo e do empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas as suas vertentes e espaços.

A Marcha em Curitiba

A Marcha é composta por três momentos. De manhã, haverá atividades para adultos e crianças, contação de história, roda de conversa, oficina de dança afro house e vogue. Esse ano, especialmente, conta com formação para trancistas, com direito a certificação. Durante a tarde acontece a caminhada da marcha e depois shows e apresentações culturais de artistas pretos da cidade de Curitiba, conta Neli.

Mais informações sobre a programação abaixo e no Instagram oficial.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Orgulho Crespo Curitiba (@orgulhocrespocwb)

O que podemos esperar da Marcha do Orgulho Crespo em 2022?

“Pode se esperar um lindo momento de pessoas pretas em Movimento, crianças pretas felizes com seus cabelos crespos, a comunidade com boas perspectivas na formação para trancistas, uma caminhada pacífica, com muita música, gente preta feliz com seu cabelo crespo, dreads, tranças, turbantes e empoderada pela Rua XV novembro de Curitiba. […] Depois de 2 anos de pandemia mundial, poder encontrar pessoalmente o nosso povo nesta marcha, que com certeza é um dos eventos mais esperados pela comunidade negra de Curitiba e de pessoas de outras cidades próximas”.