Foram selecionadas 16 cidades consideradas exemplos de sucesso para o restante do país

Maringá, na região noroeste do Estado, está no topo do ranking das cidades brasileiras com melhores índices de saneamento básico. Com 94% do esgoto tratado, a cidade foi premiada, nesta quarta-feira (30), durante seminário promovido pelo Instituto Trata Brasil.

Foram selecionadas 16 cidades consideradas exemplos de sucesso para o restante do país no saneamento, com melhores indicadores na coleta de lixo, no tratamento de esgoto e na redução de perdas no abastecimento.  Os resultados dos municípios basearam-se no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

A coleta de esgoto nas 16 localidades chega a 95,11%, muito superior à média nacional, que é 48,6%. O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, destaca a disparidade entre os municípios tidos como exemplares e aqueles considerados mais isolados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Ele diz que ficou chocado ao perceber que ainda existem cidades brasileiras onde não há um banheiro sequer. “São situações dramáticas que ocorrem no saneamento, que pensávamos que só existiam na África”, acrescentou.

Para o presidente do Instituto Trata Brasil, Édsion Carlos, não é correto justificar a falta de banheiros entre essa população simplesmente por estar afastada dos grandes centros, em regiões do semiárido. “Nós temos que encontrar uma forma de atender a essas pessoas, porque sabemos que isso acarreta muitos problemas de saúde e ao meio ambiente”.