Dormindo cerca de três horas por dia durante a alta temporada, a vendedora ambulante Maiara da Rosa de Matinhos, no litoral do Paraná afirma que a renda obtida no verão é suficiente para se manter ao longo de todo o ano. Há 11 anos atuando na areia da Praia Brava de Caiobá, ela trabalha intensamente por aproximadamente três meses e utiliza o restante do período para descansar.

A jornada começa ainda de madrugada e termina à noite, sem pausas longas.
“São 90 dias, bem dizer, dormindo três horas por dia. Entramos na areia às cinco da manhã e saímos às oito, nove horas da noite”, contou. Segundo Maiara, além das vendas, o tempo fora da praia também é curto, já que a produção dos alimentos é diária.
- Leia também: Aos 81 anos, vendedor de picolé mantém rotina intensa e caminha 15 km por dia em Matinhos
Na areia, ela trabalha com a venda de pastel e milho verde, além da locação de cadeiras e guarda-sóis. A atividade é a única fonte de renda da família e se mantém estável pela fidelização de clientes que, ano após ano, procuram o mesmo ponto da praia.
“Sempre aqui no mesmo lugar, de frente ao Sesc, porque meus clientes já vêm direto aqui”, afirmou.
Vendedora ambulante vive em Matinhos há 31 anos
Moradora de Matinhos há 31 anos, Maiara construiu toda a vida profissional na cidade. Apesar do esforço concentrado no verão, ela afirma que o modelo permite atravessar o restante do ano com mais tranquilidade.
“Trabalho os 90 dias de verão e consigo descansar o inverno inteiro”, disse.
Ao longo dos anos, ela relata que enfrentou dificuldades comuns a quem depende do movimento da praia, como as mudanças bruscas no tempo e as tempestades. Ainda assim, resume a própria trajetória como resultado direto do trabalho diário na areia, que sustenta a família e garante a continuidade da atividade a cada temporada.
“Tenho cinco formações que vieram daqui, que é o dinheirinho abençoado de Deus. Que é onde eu piso, Deus me abençoa, meus clientinhos ficam aqui dentro mesmo”, completou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!