Caso inusitado: Médico faz parto de família inteira em Jacarezinho

por Maria Eduarda Paloco
com informações de Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 28 ago 2022, às 05h40. Atualizado em: 26 ago 2022 às 21h43.

Em 1986, a pedagoga Déborah Alane e o jornalista Jivago França, que moram em Jacarezinho, no Norte do Paraná, nasceram pelas mãos do médico obstetra Sérgio Faria. 36 anos depois, o mesmo médico que colocou os dois no mundo fez o parto do filho do casal, Noah, que nasceu esta semana na Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho. Uma família inteira, que veio ao mundo pelas mãos do mesmo obstetra.

Sérgio, que também já foi prefeito de Jacarezinho, é obstetra há 40 anos e trouxe ao mundo pelo menos 15 mil bebês, parte deles por parto normal, os outros por cirurgia cesariana.

“Nesses 40 anos de medição, a gente atua de segunda a segunda, 24 horas. Não tem hora para entrar em
trabalho de parto, não tem hora para dar complicações ou ter que fazer alguma coisa para aliviar a mãe, enfim, a dedicação é exclusiva e ainda estou firme e vou muitos anos atuando nessa área”,

conta animado o doutor Sérgio Faria.

Segundo o obstetra, a medicina exige muita dedicação, e principalmente a obstetrícia. Ele conta que despertou para a profissão quando tinha apenas 10 anos de idade.

“Meu pai era farmacêutico em Ourinhos e fiz a medicina já voltado para ginecologia e obstetrícia. Também faço clínica geral. Já fiz em torno de 15 mil partos entre partos normais e cesarianas. Isso exige uma dedicação”

afirma o médico.

Ele conta que pode reduzir o trabalho em outras áreas, “mas a parte de obstetrícia e cirurgias ginecológicas não”. Além de Sérgio, o parto de Noah, esta semana, teve participação do médico anestesiologista Velasio Bernardelli Júnior, pela enfermeira obstetra Daniele Junqueira, a enfermeira Paula e os técnicos de enfermagem Hugo e Jhenifer.