As chuvas de dezembro reduziram a qualidade das águas nas praias e prainhas do Paraná, deixando 15 pontos impróprios para banho. Entre os locais, há áreas na Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Matinhos e Antonina.

Outros pontos com bandeira vermelha estão na foz de rios, como o canal Caiobá e o Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná, devido à drenagem urbana, sempre desaconselhados para banho ou esportes aquáticos.
Conforme o boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (27), o índice de pontos impróprios para banho caiu de 92% para 71%, com 47 dos 66 pontos analisados com bandeira azul.
Leia também:
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Guaratuba acumulou 421,4 milímetros (mm) de chuva até esta quinta-feira (26), Matinhos 397 mm e Paranaguá 313,2 mm, superando as médias históricas.
A chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, explica que o impacto nas praias do Paraná é causado principalmente por ligações clandestinas à rede de esgoto não tratado, que, durante as chuvas, chega ao mar.
Durante esta temporada de verão, serão emitidos 11 boletins de balneabilidade. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas pelo IAT em Curitiba. O monitoramento é feito com base na quantidade de Escherichia coli. Quanto maior a concentração dessa bactéria, maior a presença de esgoto e a probabilidade de patógenos que podem causar doenças.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.