Curitiba - O plantio de 4 mil árvores em Curitiba começou no dia 3 de setembro, e o planejamento é que o ‘corredor da biodiversidade’, ou ‘corredor verde’, passe pela Avenida Comendador Franco, também conhecida como Av. das Torres, entre São José dos Pinhais e Curitiba, passando pelos bairros Uberaba, Guabirotuba e Jardim Botânico. Veja abaixo o vídeo simulação de como vai ficar após árvores crescerem.

A ação também marca a Semana da Árvore, promovida pela Prefeitura de Curitiba no dia 21 de setembro. As árvores plantadas são de espécies nativas, frutíferas e ornamentais. Ao todo, a expectativa do plantio é que o corredor da biodiversidade ocupe cerca de 8 km da avenida.
De acordo com o responsável-técnico do plantio, Roberto Salgueiro, do Horto Municipal da Barreirinha, 350 mudas de pau-ferro foram plantadas, além de 200 ipê-amarelos miúdos e 400 frutíferas.
Para Salgueiro, as árvores também poderão auxiliar nas futuras ondas de calor.
“No futuro, daqui a dez anos, essas árvores estarão no auge e gerando sombra para ajudar a cidade a enfrentar as ondas de calor”, disse Roberto Salgueiro.
Corredor da biodiversidade
Ao todo, o corredor da biodiversidade terá árvores plantadas de 15 a 20 metros de altura, e o plantio será realizado em diversas etapas. A expectativa é que a obra termine até o fim do ano.
O plantio das 4 mil árvores permitirá que animais se locomovam e se alimentem, além da distribuição de sementes e a redução no impacto da urbanização e dos gases poluentes gerados pelo tráfego de veículos na avenida.
O corredor da biodiversidade faz parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que possui a meta de plantação de 500 mil árvores durante os próximos quatro anos. De janeiro a setembro, cerca de 100 mil árvores já foram plantadas.
Veja como vai ficar corredor verde na Av. das Torres:
*Com supervisão de Daniela Borsuk
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui