Pesquisadores do Bristish Antarctic Survey (BAS) iniciaram neste mês de janeiro uma missão inédita na geleira Thwaites, também conhecida como ‘Geleira do Juízo Final’. Com uma área de mais de 160 km de comprimento, um dos maiores icebergs do mundo está localizado na Antártida Ocidental e o colapso da estrutura pode causar impactos globais.

Geleira Thwaites, também conhecida como ‘Geleira do Juízo Final’, na Antártida
Derretimento de Geleira do Juízo FInal coloca pesquisadores em alerta (Foto: ITGC/ Divulgação)

Conforme estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, apesar da imponência da geleira, a estrutura é mais instável do que se imaginava. Com o aquecimento global acelerado, correntes marinhas de água quente afetam a base submersa da Geleira do Juízo Final.

Uma missão de satélites Iceye, da Finlândia, revelou em 2023, que na parte mais profunda, o contato da água mais quente com a camada de gelo, tem acelerado o derretimento. Em caso de colapso da geleira, o nível do mar pode aumentar em 65 centímetros e submergir comunidades costeiras inteiras. Além disso, a geleira serve como uma contenção na costa da Antártida. Em caso de derretimento, o aumento no nível global do mar pode passar de três metros.

Missão na Geleira do Juízo Final

Com base nestas informações, o BAS promove neste mês uma expedição inédita na Geleira do Juízo Final. A missão é perfurar a camada de gelo e acessar o ponto mais crítico da geleira. Para a operação, será utilizada água quente, em derretimento repetitivo, para coletar informações da base da geleira.

A missão envolve riscos, porém, os resultados podem auxiliar nas previsões climáticas. A área total da geleira Thwaites é semelhante ao território da Grã-Bretanha e constantemente são identificados abalos sísmicos, provocados pelo desprendimento e queda de grandes blocos de gelo. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.