A Prefeitura Municipal de Matinhos recolhe uma média de 140 toneladas de lixo por dia durante a temporada de verão na cidade, localizada no litoral do Paraná. A coleta de lixo foi intensificada durante esse período deviodo ao aumento do fluxo de turistas e à realização de shows do Verão Maior Paraná. A mobilização ocorre para que o município esteja esteja em condições adequadas já nas primeiras horas da manhã.

Orla de Matinhos suja com lixo e depois limpa em montagem
Antes e depois da orla de Matinhos após todo o lixo ser retirado (Foto: Claudio Amarante / secretário municipal de Obras e Planejamento Urbano)

Com exclusividade ao Portal Ric, o secretário municipal de Obras e Planejamento Urbano, Claudio Amarante, disse que o volume de resíduos recolhidos cresce principalmente após grandes eventos, como os shows do DJ Alok e Zé Neto & Cristiano, que são retirados cerca de 200 toneladas. Segundo ele, o acumulado da temporada já ultrapassa 1,8 mil toneladas somente na faixa de areia e na orla.

Os trabalhos de coleta costumam começar entre 4h e 9h, com alterações pontuais conforme a demanda. No réveillon, as equipes iniciaram a limpeza ainda mais cedo. Além da orla, a prefeitura também contabiliza grandes volumes de lixo retirados de outras regiões da cidade, incluindo resíduos orgânicos, o que eleva significativamente o total diário.

  • “Tem uma equipe que entra e varre toda a areia, porque fica muito coco jogado, garrafa, latinha e plástico. No calçadão também tem alguns pontos que concentram mais sujeira, agora com os shows”, disse o secretário.

Máquinas auxiliam coleta de lixo em Matinhos

Claudio explicou que há locais com maior concentração de descarte irregular, especialmente próximos a áreas de grande circulação de pessoas e pontos comerciais. Nessas regiões, o reforço da limpeza é constante, com varrição manual e apoio de máquinas pesadas para retirada dos resíduos acumulados ao longo do dia e da noite.

Para a execução do serviço, o município atua com cerca de 120 trabalhadores por turno, além de oito máquinas e 16 caminhões. A logística envolve equipes que concentram o lixo em montes, posteriormente recolhidos por pás carregadeiras e escavadeiras, otimizando o tempo e reduzindo o esforço manual.

O secretário destacou que parte da limpeza é feita de forma preventiva antes do período noturno, especialmente para evitar acúmulo de resíduos no calçadão.

“A gente entra com a máquina e com o caminhão para tirar esses montes de lixo, para a pessoa não fazer a caminhada no calçadão e encontrar sujeira”, explicou.

Importância da conscientização

Claudio também reforçou a importância da colaboração da população e dos visitantes para manter a cidade limpa durante a temporada.

“O importante é conscientizar as pessoas a deixar o lixo nos tambores, porque isso facilita e agiliza a limpeza da cidade”, concluiu.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.