Um vulcão localizado na península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção nesta quarta-feira (30). De acordo com o Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências, o caso aconteceu por conta do terremoto que atingiu o país.

vulcão em erupção na russia
O vulcão da Rússia já estava demonstrando atividade antes de entrar em erupção (Foto: Divulgação/Telegraph UK)

Conforme a instituição, o vulcão Klyuchesvskaya Sopka é um dos maiores do hemisfério norte que ainda estão ativos. Além disso, ele é o mais alto da Eurásia.

A princípio, o vulcão estava apresentando atividade crescente nos últimos dias, com um forte brilho visível durante a noite. Ao entrar em erupção, nuvens de cinzas chegaram até três quilômetros acima do nível do mar.

Vulcão entrou em erupção na Rússia por causa de terremoto

A península de Kamchatka, no Extremo Oeste do país, fica no epicentro do terremoto que causou tsunamis na Rússia, Japão e Estados Unidos. Marcando 8,8 de magnitude na escala Richter, o abalo sísmico aconteceu especificamente a cerca de 125 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com mais de 160 mil habitantes. O tremor, registrado a aproximadamente 19 quilômetros de profundidade, causou um tsunami com ondas de até 4 metros.

O fenômeno colocou diversas regiões do Oceano Pacífico em alerta, com ondas detectadas não apenas na Rússia, mas também em países como Japão e Estados Unidos, especialmente no estado do Havaí, onde moradores foram orientados a permanecer longe das áreas costeiras.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.