O fechamento ocorre devido a obras para a troca do telhado de parte do estabelecimento

O Mercado Municipal de Curitiba permanecerá fechado durante toda esta segunda-feira (30). A alteração na rotina de abertura do Mercado está ocorrendo devido a obras para a troca do telhado de parte do estabelecimento. A medida atende exigências do Ministério Público do Trabalho.

Na última segunda-feira (23), o Mercado já foi fechado para readequação das instalações dos equipamentos de altura e na quarta-feira (25) passou por vistoria e foi liberado para a continuidade do trabalho. Durante esse período a obra foi paralisada. A norma exige que não ocorra nenhuma circulação de pessoas  sob a cobertura a ser substituída. A expectativa é que após essas alterações na rotina de horário do Mercado não ocorra mais nenhuma interferência no funcionamento, já que após essa etapa o trabalho se dará acima da nova estrutura. A troca da cobertura está sendo feita na área de hortifrutigranjeiros, açougues, peixaria e de parte do setor de restaurantes.

A substituição da cobertura é reivindicada pelos permissionários desde 2007 devido ao calor interno provocado pelo antigo telhado. A obra está orçada em R$ 890 mil e parte dos  recursos é proveniente do Ministério de Agricultura e Agropecuária e Abastecimento (Mapa), com contrapartida do Município.

A primeira etapa da obra já contratada, na área de hortifrutigranjeiros, tem aproximadamente 3 mil metros quadrados. O telhado que cobre os dois barracões (hortifrutigranjeiros e parte dos restaurantes) era de amianto e será substituído por telhas isotérmicas, compostas por três camadas, reunindo uma manta de metal e outra de poliuretano, semelhantes às utilizadas no Mercado Regional Cajuru, que garantem o isolamento térmico – principal reclamação dos frequentadores e funcionários do Mercado.