Meteoro ou cometa? entenda o fenômeno que aconteceu no Paraná

Publicado em 7 fev 2023, às 12h50. Atualizado às 12h52.

Muitas especulações surgiram após um clarão ser registrado durante a madrugada no céu do Paraná. Moradores de Cascavel, Foz do Iguaçu, Capanema e de outras cidades do Oeste e Sudoeste se surpreenderam com o clarão que durou poucos segundos, mas que chamou a atenção e criou várias teorias.

Uma das coisas mais comentadas na internet, era que o clarão poderia ser o cometa verde C/2022 E3 (ZTF) que está sendo monitorado por astrônomos. No entanto, não foi ele que clareou o céu, como explica Diego de Bastiani, astrônomo amador, que faz parte do projeto Exoss (Monitoramento de Meteoros).

“Só para diferenciar algumas dúvidas que chegam é que poderia ser o cometa que está visível também no início da noite, mas o cometa é um objeto que está com brilho muito baixo. Ele é visível para quem consegue ter um telescópio/binóculos consegue localizar ele, porém ele está no limite da visão humana.”

Com a transição para a lua minguante, que aparece no céu mais tarde, os observadores ainda têm esperança de visualizar o cometa raro com telescópios até sexta-feira (10), quando o cometa pode ser visualizado próximo do planeta Marte.

Mas o que é um Meteoro?

Segundo Diego, o fenômeno é conhecido popularmente como estrela cadente, mas cientificamente o nome dado para este fenômeno é meteoro. “É um evento luminoso que acontece na alta atmosfera da da terra. Ela acontece devido a entrada de objetos pequenos, fragmentos de meteoroides, que ao encontrar atmosfera da terra que é permeada por gases, ela gera um atrito. E esse atrito entre o objeto e atmosfera, o objeto que está numa alta velocidade, incendeia esse objeto e gera esse evento luminosos. Esse evento foi muito brilhante, gera sombras, luzes e deixou o seu bem brilhante. E a gente está numa fase de lua cheia, ou seja, o brilho desse objeto foi maior do que o brilho da lua cheia.”

O clarão durou cerca de 3 a 4 segundos e logo na sequência desapareceu. Câmeras de segurança registraram a passagem do meteoro que transformou a noite em dia. Clique para ver os registros.