Em algumas cidades, pode chover até 100 mm num período de 24 horas, o que seria a média de chuva prevista para todo o mês de julho

Na manhã desta quinta-feira (02), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) enviou à Defesa Civil do Paraná um aviso alertando para a possibilidades de chuvas fortes em algumas regiões do Estado. A informação foi confirmada pelo Cabo Menagatti, do plantão da Defesa Civil. “O aviso não é um alerta. É apenas um comunicado nos informando a previsão de grande quantidade de chuvas em algumas regiões”, afirmou o cabo.

Já na noite desta quarta-feira (01), o meteorologista Lizando Oliveira Jacóbsen, do Instituto Meteorológico Simepar, divulgou no site do instituto um alerta sobra a possibilidade de chuvas fortes em muitos municípios entre esta quinta e sexta-feira. “O acumulado de chuva previsto preocupa, pois as chuvas mais fortes ocorrem num período em torno de 24 horas. A tendência é de termos um total de precipitação entre 50 mm e 100 mm”, diz a postagem do profissional. Segundo ele, em algumas áreas pode chover quase a média prevista para todo o mês de julho. De acordo com o Simepar, as fortes chuvas previstas podem provocar transtornos principalmente para famílias que vivem em áreas ribeirinhas.

O meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, também do Simepar, afirmou à redação do Portal RIC Mais que, nesta tarde e noite de quinta-feira, as chuvas fortes devem se concentrar especialmente nas regiões oeste, sudoeste e noroeste do Estado.  A previsão, no entanto, é que as nuvens carregadas levem instabilidade para quase todas as cidades até a tarde de sexta-feira, inclusive para a capital. “A previsão para amanhã (sexta-feira) é de chuva contínua para quase todo o Paraná”, disse Costa.

Em vários locais há registro de descargas atmosféricas junto com a precipitação. Os acumulados de chuva desta quinta-feira são maiores na região noroeste. A estação meteorológica de Paranavaí registrou até às 14 horas 12,4 mm de chuvas.  Até a tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil do Estado afirmou ainda não ter recebido nenhum pedido de socorro.

As temperaturas também não devem aumentar no Paraná neste período. A máxima em Curitiba nesta sexta-feira é de 17°C. Clique aqui e confira a previsão do tempo para a sua região.