Paraná - Pré-candidato declarado ao Governo Estadual em 2026, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD) confirmou, nesta quinta-feira (18), em entrevista à Rádio Jovem Pan News Paraná ter conversado com o governador Ratinho Júnior sobre a sua posição na corrida eleitoral: “Sou pré-candidato, já comuniquei o governador, meus colegas de partido e o presidente do partido. Estou trabalhando para isso”, declarou.

“Quem está apostando na ruptura do grupo de Ratinho Junior vai errar“, afirma deputado
Curi ainda disse como será possível- em tese- manter a unidade no PSD, partido que tem outros nomes interessados em disputar as eleições para o Governo em 2026 :
“Uma candidatura ao Governo do Estado não é projeto individual, não pode ser vaidade pessoal. Temos muitos pré-candidatos, mas também temos que analisar a viabilidade (…) A gente tem que esperar o momento para analisar. Não tenho pressa, nas minhas conversas com o governador, tenho dito isso e vamos ter que superar essa vaidade pessoal. A gratidão tem que superar qualquer projeto individual”, afirmou.
O deputado chegou a dizer que todos estarão na mesma mesae unidos para o anúncio da escolha dos nomes para governador, vice-governador e senador no ano que vem.
Assista a fala de Alexandre Curi:
Nomes para vice na cabeça
O presidente da Assembleia ainda revelou já ter em conta nomes de possíveis vices para sua pré-candidatura:
“Na minha cabeça já tem dois, três nomes. Até disse isso ao governador, mas é uma análise complexa. A gente tem que esperar o quadro, o cenário, essas movimentações (…) Então, é esperar essa definição do quadro nacional para definir o quadro estadual, mas posso dizer a vocês, já avançamos bastante nessa definição e, em março, a gente vai fazer o grande anúncio”, afirmou o deputado
Veja a fala de Alexandre Curi sobre escolha de vice:
Ratinho Júnior para a Presidência da República
Sobre as eleições à Presidência da República segundo Curi, Ratinho carrega um ativo político único: “Não vejo outro pré-candidato que dialogue com a direita, com a centro-direita e o centro. Vai ter o voto da extrema direita, vai ter o voto do centro, da direita, do centro-direita e vai ter eleitor de esquerda que defende muito a gestão do governador Ratinho Junior”, afirmou.
Balanço da Assembleia e ano eleitoral
Ao fazer um balanço, Curi disse encerrar 2025 com a sensação de dever cumprido, mas ciente dos conflitos que marcaram debates na Assembleia: “Tivemos muitas polêmicas no plenário, infelizmente essa pauta ideológica radical está dentro de vários parlamentos do Brasil”, reconheceu. Segundo o deputado, a aprovação do novo Código de Ética foi decisiva para conter excessos: “Posso garantir aos paranaenses: se houver entendimento do Conselho de Ética, será apreciado pelo plenário com total segurança jurídica”, afirmou.
Para 2026, o presidente antecipa uma p ambiente mais tenso por conta das eleições, mas aposta que as novas regras ajudarão a segurar o ímpeto eleitoral dentro da Casa.
Confira a entrevista completa aqui:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.