Os moradores do Bubas, maior ocupação urbana do Paraná, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, realizaram nesta terça-feira (26) um protesto pelas ruas do bairro Porto Meira. Com a passeata, os integrantes da ocupação tinham o objetivo de participar de uma audiência pública, que busca regularizar a situação do terreno.

No local, vivem 1.800 famílias, sendo 8 mil pessoas em um terreno de 40 hectares. De acordo com a diretora-superintendente do FozHabita, Elaine Ribeiro, a propriedade é privada e, para que seja feita a regularização da área, é preciso que todas as pendências judiciais sejam resolvidas.

Atualmente, a ocupação é alvo de um pedido de reintegração de posse, que já foi julgado improcedente e, ainda teve decisão confirmada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A regularização vem sendo discutida pelo TJPR, além do Governo do Estado e da prefeitura da cidade.

Para que os moradores do local possam regularizar a situação do terreno, é preciso que o processo judicial contra os herdeiros e proprietários da área chegue ao fim. Dessa forma, a prefeitura do município entrará com o projeto de infraestrutura adequada para a população residente no Bubas.